Lula abre 31 pontos sobre Bolsonaro entre os jovens, diz Datafolha

Apenas um a cada cinco jovens de 16 a 29 anos declara voto no atual presidente

A juventude brasileira rejeita Jair Bolsonaro (PL). De acordo com pesquisa Datafolha feita nos dias 20 e 21 de julho, apenas um a cada cinco jovens de 16 a 29 anos declara voto no atual presidente.

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (27) pela Folha de S.Paulo, mostra que, nesse segmento do eleitorado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre 31 pontos de vantagem sobre Bolsonaro: 51% a 20%. No recorte por gênero, sobressai o peso das jovens mulheres – segmento em que o petista supera o ex-capitão por 58% a 16%. Entre jovens homens, a vantagem de Lula é de 44% e 24%. Já num eventual segundo turno, Lula teria 61%, e Bolsonaro, 27%.

Embora a sondagem se restrinja a 12 capitais, seus números confirmam tendências captadas por outros institutos de pesquisa. Curiosamente, os jovens se dividem quase que harmoniosamente quanto ao posicionamento político: 32% se declaram de esquerda, 30% são de centro e 33% se dizem de direita.

Parte desses jovens não é obrigada a votar. Trata-se daqueles que ainda não terão completado 18 anos até a data do primeiro turno, 2 de outubro. Seu peso no conjunto do eleitorado, porém, cresceu. Em 2022, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número de brasileiros de 16 e 17 anos aptos a votarem bateu recorde e ultrapassou o patamar de 2,1 milhões de novos eleitores. A alta em relação a 2018 foi de 51,13%.

Entre os jovens, a rejeição de Bolsonaro chega 67%. Isso quer dizer que dois terços dos eleitores jovens não votariam de jeito nenhum no presidente – mais que o dobro da rejeição de Lula – 32%. O Datafolha ouviu 935 jovens eleitores, presencialmente, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Autor