Conheça as próximas datas do calendário eleitoral de 2022

Quase 60 dias para as eleições: a partir de agora tudo muda e é dada a largada para as campanhas políticas, debates e proposições de ideias.

Foto: Antônio Augusto/TSE

Chegamos em agosto e agora são apenas dois meses para as eleições que decidirão os rumos do país nos próximos quatro anos.  As candidaturas devem ser confirmadas até o dia 15 de agosto. A campanha oficial começa no dia seguinte, nas ruas e na internet. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV só começa em 26 de agosto, dez dias depois.

Confira as principais datas do calendário eleitoral:

5 de agosto – fim do prazo das convenções pelos partidos políticos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatas e candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual e distrital.

15 de agosto – prazo limite para o registro de candidaturas;

16 de agosto – início da propaganda eleitoral; começam as campanhas eleitorais, muda a presidência do TSE. No mesmo 16 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes assume a Corte Eleitoral no lugar de Edson Fachin e permanece no cargo por dois anos. Moraes vai comandar as eleições de outubro e permanecer à frente do TSE até 2024. A prioridade do ministro, relator do Inquérito das Fake News no Supremo Tribunal Federal (STF), será manter o trabalho iniciado por Luís Roberto Barroso e Edson Fachin de combater notícias falsas e garantir a lisura do processo eleitoral, com transparência e segurança.

26 de agosto – início da propaganda eleitoral em TV e rádio;

28 de agosto – Debate: TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo marcam debate conjunto com os candidatos à Presidência da República das eleições 2022, às 21 horas. O debate também contará com uma transmissão especial de Band.com.br, BandPlay e YouTube, que transportará os internautas para dentro da Sala Digital, um estúdio montado ao lado do debate para que as pessoas, via online, possam acompanhar tempo real nas telas a repercussão do evento.

14 de setembro – Debate: os veículos O Globo, Valor, G1, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e UOL, promovem, em pool (conjunto), novo debate entre candidatos à Presidência da República. O encontro também convidará os quatro primeiros classificados nas pesquisas de intenção de voto. Com duração aproximada de duas horas, ele será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio;

17 de setembro – nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. É ainda o último dia para as entidades fiscalizadoras impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2022;

24 de setembro – Debate: SBT, CNN Brasil, Rádio NovaBrasil FM, o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja formaram mais um pool para realizar um debate com os candidatos à Presidência da República, nos estúdios do SBT em São Paulo. Esse é o terceiro pool formado por veículos de comunicação;

29 de setembro – último dia para propagandas eleitorais, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata.

01 de outubro – último dia para propaganda na rua e internet;

2 de outubro – primeiro turno das eleições. As votações ocorrerão das 8h às 17h. A partir das 17h serão divulgados os resultados da votação para o cargo de presidente da República, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções. Serão anunciados ainda os resultados das votações para os cargos de governador, senador, deputados federal, estadual e distrital, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções;

07 de outubro – início da propaganda de rádio e TV para o segundo turno;

28 de outubro – último dia para comícios e debates e fim da propaganda em rádio e TV para o segundo turno;

29 de outubro – último dia para propaganda na rua e internet para o segundo turno;

30 de outubro – segundo turno das eleições, onde houver;

19 de dezembro – fim do prazo da diplomação dos eleitos;

01 de janeiro de 2023 – posse do presidente e vice-presidente da República.

Para conferir o calendário eleitoral oficial do TSE, clique aqui.

Autor