Com apoio de 9 partidos, Lula terá o maior tempo no horário eleitoral

A cada bloco de 12 minutos e 30 segundos de propaganda na TV e no rádio, ex-presidente terá direito a 3 minutos e 16 segundos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o candidato com mais tempo de TV no horário eleitoral gratuito de 2022. A cada bloco de 12 minutos e 30 segundos de propaganda dos presidenciáveis na televisão e no rádio, Lula terá direito a 3 minutos e 16 segundos, conforme estimativa do Estadão. A coligação liderada pelo ex-presidente reúne, formalmente, nove partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante e Agir).

A décima legenda da chapa pode ser o Pros, que retirou nesta semana a pré-candiatura de Pablo Marçal ao Planalto. Se esse movimento se concretizar, Lula terá ainda mais tempo no horário eleitoral. Ao Estadão, o ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do plano de governo lulista, disse que o Pros já “se comprometeu em apoiar” candidatos a governador do PT na maioria dos estados. Lula também conta com a adesão informal de diretórios estaduais de outras siglas, como o MDB (especialmente no Nordeste), o PSD e o PDT.

O presidente Jair Bolsonaro concorrerá à reeleição com o segundo maior tempo de TV. Seu partido, o PL, se coligou apenas com o Progressistas e o Republicanos. Assim, Bolsonaro terá 2 minutos e 40 segundos por bloco.

Embora as três legendas estejam entre as maiores do Congresso, sobressai a dificuldade do presidente em agregar partidos à sua campanha. É o caso do PTB, que desistiu de se coligar com o PL e lançou ao Planalto o ex-deputado Roberto Jefferson.

“Além de ter perdido o PTB, Bolsonaro sofre com dissidências em seus palanques”, lembra o Estadão. “O Progressistas está na mesma coligação que o PT no Mato Grosso, Maranhão, Espírito Santo, Pará e Pernambuco. O Republicanos também não está inteiro com Bolsonaro e em Pernambuco apoia Lula.”

A senadora emedebista Simone Tebet, que disputa a Presidência com o apoio de MDB, PSDB, Cidadania e Podemos, terá 2 minutos e 16 segundos de tempo de TV, pouco mais que os 2 minutos e 7 segundos da também senadora Soraya Thronicke (União Brasil). Ciro Gomes (PDT), por sua vez, terá 50 segundos por bloco.

Os demais presidenciáveis contarão com pouco tempo no horário eleitoral: Roberto Jefferson deve dispor de 20 segundos, seguido de Luiz Felipe d’Avila (Novo, 19 segundos) e Eymael (Democracia Cristã, 8,3 segundos). Já Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) terão, cada um, 6,8 segundos.

Conforme o Estadão, “os números são uma projeção com base nos critérios adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A bancada na Câmara (Federal) é o principal critério para a divisão do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, o que significa que Lula terá mais exposição midiática que seus concorrentes”. O tempo oficial de cada candidato a presidente será divulgado pelo TSE no próximo dia 12 de agosto.

Autor