Rejeição ao governo Bolsonaro cresce e chega a 57%, diz pesquisa

Mesmo entre beneficiários do Auxílio Brasil – que foi turbinado com pretexto eleitoral –, a desaprovação ao governo é elevada

Foto: Midianinja

Num período de dois meses, o índice de rejeição ao governo Jair Bolsonaro (PL) cresceu cinco pontos percentuais, indo de 52% para 57%. É o que aponta a nova pesquisa PoderData, realizada de 31 de julho a 2 de agosto e divulgada nesta sexta-feira (5) pelo site Poder360. Na outra ponta, 39% dos brasileiros aprovam a gestão.

Com relação ao levantamento anterior, de meados de julho, a distância entre desaprovação e aprovação cresceu, embora as taxas tenham oscilado dentro da margem de erro.  Hoje, a diferença entre esses dois índices é de 18 pontos percentuais. Em julho, era de 14 pontos – a gestão bolsonarista tinha 55% de rejeição e 41% de aprovação.

Um dos segmentos mais críticos ao presidente é o das mulheres. Entre elas, 61% rejeitam o atual governo. A taxa de desaprovação também é mais alta entre os jovens de 16 a 24 anos (59%) – e vai a 70% Nordeste. A aprovação do governo só é superior à rejeição no Centro-Oeste Bolsonaro (57% a 38%) e entre os evangélicos (61% a 33%).

Mesmo entre beneficiários do Auxílio Brasil – que foi turbinado com pretexto eleitoral –, a desaprovação ao governo é elevada. Em 15 dias, a taxa subiu dez pontos nesse segmento e foi de 55% para 65%. A maioria desses beneficiários também tem preferência eleitoral pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal opositor de Bolsonaro no pleito de 2022. Conforme o levantamento, Lula tem nesse grupo 58% de intenções de votos, e Bolsonaro, 25%.

A pesquisa PoderData entrevistou 3.500 eleitores, por telefone, em 322 municípios de todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor