Nova pesquisa mostra Lula com 41% e Bolsonaro com 34%

Três a cada quatro eleitores optam por votar ou no ex-presidente ou no atual no pleito de 2 de outubro

(Foto: Ricardo Stucker)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) continuam polarizando a preferência do eleitorado na disputa ao Planalto. Nova pesquisa da FSB Comunicação, encomendada pelo banco BTG e divulgada nesta segunda-feira, mostra que três a cada quatro eleitores optam por votar ou no ex-presidente ou no atual no pleito de 2 de outubro.

Lula tem 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 34%. Em seguida aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 7%) e a senadora Simone Tebet (MDB, 3%). Outros 2% citaram o deputado federal        André Janones (Avante), que abriu mão da disputa na semana passada para apoiar Lula.

Num eventual segundo turno, Lula bateria qualquer adversário. Contra Bolsonaro, venceria por 51% a 39%. Nesse cenário, o ex-presidente contaria com 55% dos eleitores de Tebet no primeiro turno, 44% dos eleitores de Ciro e 45% de outros candidatos. A vantagem de Lula no segundo turno seria menor contra Ciro (47% a 32%), mas bem maior contra Tebet (50% a 29%).

Hoje, 53% dos eleitores declaram que não votariam “de jeito nenhum” em Bolsonaro. É a mais alta rejeição entre todos os presidenciáveis, à frente das taxas de Ciro (49%) e Lula (45%). Em contrapartida, 32% dizem que só votariam em Lula, e 27%, apenas em Bolsonaro.

A pesquisa FSB/BTG ouviu 2 mil eleitores, de 5 a 7 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor