Projeto “Brasil em 200 Obras” celebra o Bicentenário da Independência

Iniciativa foi desenvolvida a partir do projeto “Brasil em 200 Nomes”, que homenageia 200 personalidades com atuação de destaque no País desde 1822

Como resumir os 200 anos da Independência do Brasil em 200 obras nacionais – de literatura, música, cinema, teatro e outras artes? Este foi o desafio proposto pelo Centro de Memória Sindical (CMS) a jornalistas ligados ao sindicalismo brasileiro.

Sob coordenação do CMS, o projeto “Brasil em 200 Obras – Bicentenário da Independência (1822-2022)” reuniu cinco profissionais da imprensa sindical: André Cintra (que também é membro da Redação do Vermelho), Carolina Maria Ruy e Marcos Aurélio Ruy (colunistas do portal), além de Susana Buzeli e Val Gomes.

Ao longo do primeiro semestre, essa equipe analisou obras de arte representativas do período, selecionou 200 e organizou uma breve apresentação de cada uma delas. O trabalho será apresentado em um hotsite, que será hospedado na página do Centro de Memória Sindical na internet.

São obras como pinturas, músicas, peças de teatro, filmes, programas de TV (como séries ou novelas), fotografia, arquitetura, literatura e moda. Manifestações culturais de diversas épocas foram organizadas conforme a data de sua criação, de modo a compor uma linha do tempo cultural do bicentenário.

O “Brasil em 200 Obras” foi desenvolvido a partir do projeto “Brasil em 200 Nomes”, que homenageia 200 personalidades com atuação de destaque no País desde 1822. As duas iniciativas serão lançadas em 15 de agosto, às 10 horas, na Câmara Municipal de São Paulo.

No caso do “Brasil em 200 Nomes”, além do Centro de Memória Sindical, o projeto é assinado por seis centrais sindicais: CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Autor