Ato em Porto Alegre reforça luta em defesa da democracia e contra golpismo

Florianópolis e Chapecó (SC) também tiveram atos com leitura da carta aos brasileiros; manifestantes reafirmaram compromisso com o processo eleitoral e a democracia

Ato na Faculdade de Direito da UFRGS. Foto: Carolina Lima/Via Brasil de Fato RS

O 11 de agosto marcou, novamente, um momento histórico para o país. Quarenta e cinco anos após a leitura de carta contra a ditadura em 1977, na Faculdade de Direito da USP, diversos atos pelo país — puxados pela leitura, no mesmo local, da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, cujas assinaturas ultrapassam 940 mil — foram realizados, como forma de fazer frente à escalada golpista de Bolsonaro. 

Em Porto Alegre (RS), um dos principais momentos das manifestações ocorreu pela manhã, em ato realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas e sociais, para a leitura da carta. Também foi realizada caminhada de estudantes por ruas do centro, desde o histórico Colégio Júlio de Castilhos até o local do ato. 

Leia também: Como o 11 de Agosto da Democracia ofuscou o 7 de Setembro golpista

Durante o ato, também foi lida manifestação da Faculdade de Direito da UFRGS à comunidade gaúcha. A faculdade, diz o texto, “vem manifestar seu compromisso de defesa do sistema constitucional pátrio. Este compromisso se traduz no repúdio a qualquer suspensão ao sistema eleitoral que tanto tem orgulhado a nação brasileira e na defesa dos ideais democráticos pelos quais esta faculdade tem se pautado”. 

Também diz que “a Faculdade de Direito do RS, ao longo de seus 122 anos, sempre foi local de convivência de ideias divergentes no conteúdo, mas convergentes na crença de que sem um sistema democrático sólido e o Estado Democrático de Direito, não há ideias que se defender, nem direito que possa imperar. Por fim, o texto conclama todos a estarem “atentos e ativos na defesa dos valores aqui ensinados e a manutenção da democracia e da ordem constitucional em nosso país”. 

Caminhada de estudantes em Porto Alegre. Por Laura Fanchin / via @ubesoficial

Ao longo do ato, houve manifestações de participantes e representantes de entidades de direito e estudantis e também a leitura de mensagem do presidente do TSE e ministro do STF, Edson Fachin. “Em um momento decisivo da história da República, a preservação da paz, das instituições democráticas e do regime de liberdades, endereço uma causa inapelável e urgente a demandar uma vigilância ativa e perseverante por parte de todos os segmentos públicos e sociais”. 

“A defesa da ordem constitucional e consequentemente da dignidade humana”, continua a mensagem, “impõe a rejeição categórica do flertar com o retrocesso, e com isso a recusa incondicional e a improtelável coibição de práticas desinformativas que pretendem, com perfumaria retórica, e pretextos inventados, justificar a injustificável rejeição do julgamento popular”. 

Santa Catarina e Paraná

Ainda pela manhã, na capital catarinense, também foi realizado ato com a leitura da carta, pela manhã, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O ato reuniu professores, políticos e entidades sociais e estudantis. 

Também foi realizada manifestação em apoio ao documento em Chapecó, na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

Em Curitiba, no Paraná, está programado ato na Praça Santos Andrade, às 15h30. 

Leia e assine aqui a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”.