PF diz que Bolsonaro cometeu crime e cresce pressão pelo seu indiciamento

O presidente desestimulou a população a tomar vacina ao associá-la com a Aids. A PF pediu autorização ao STF para indiciá-lo

Bolsonaro imitando vítimas da Covid-19 (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) concluiu que Bolsonaro cometeu crime ao associar a vacina contra Covid-19 à Aids. No relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a polícia diz que a relação feita pelo presidente é falsa e desestimulou espectadores a tomarem vacina. O Código Penal estabelece até seis meses de prisão para quem faz incitação ao crime.

Responsável pelo caso, a delegada Lorena Lima Nascimento solicitou autorização do STF para indiciar Bolsonaro e o ajudante de ordens tenente Mauro Cid, que o ajudou a produzir o material. O falso documento foi divulgado numa live no dia 21 de outubro do ano passado.

Na ocasião, o presidente negacionista disse que “uma comparação de relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto”.

O governo do Reino Unido desmentiu que seus relatórios oficiais estariam fazendo essa associação entre Covid-19 e Aids, conforme propagou Bolsonaro. E comunicou que a notícia falsa foi publicada no site conspiracionista beforeitnews.com, que publica mentiras contra a vacina.

Leia mais: Bolsonaro quer barrar inquérito no STF que o acusa de crime de pandemia

Além de pedir autorização para tomar o depoimento do presidente, a polícia afirmou que pode haver conexão da falsa associação com o inquérito que apura vazamento de informações para desacreditar as urnas eletrônicas.

Deputado Orlando Silva (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

Repercussão

No parlamento, houve a cobrança para que o presidente seja indiciado. “A própria Polícia Federal diz que Bolsonaro cometeu CRIME ao associar a vacina contra a Covid à AIDS. Falta o que para a Procuradoria Geral da República ter a dignidade de honrar com sua OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL? Os coniventes de hoje serão julgados como cúmplices amanhã”, postou na rede social o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“MAIS UM CRIME DE BOLSONARO – lembram que ele associou vacina e AIDS?  Polícia Federal investigou e concluiu: a fala foi CRIMINOSA. Não existe relação entre AIDS e vacina contra a Covid. Quem diz isso DESINFORMA e gera MEDO nas pessoas. PF pediu ao STF o INDICIAMENTO do mentiroso”, escreveu no Twitter o deputado Bohn Gass (PT-RS).

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lembrou que a CPI da Covid foi assertiva ao responsabilizar o presidente pelas mortes na pandemia: “Bolsonaro é um CRIMINOSO! A PF vê crime em fala de Bolsonaro relacionando vacina e AIDS e pediu autorização para indiciar o presidente por incitação ao crime. Falamos desde sempre: Bolsonaro foi responsável pelas mortes por COVID-19 no Brasil!

O senador Humberto Costa (PT-PE) diz que Bolsonaro vai ter que pagar por todas as suas mentiras. “A Polícia Federal pediu o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para a PF, há indícios de que Bolsonaro cometeu crime ao associar a vacinação contra a Covid-19 a Aids”, disse.

Autor