Seminário “USP Pensa Brasil” debate impasses da cultura no país

De 29 de agosto a 2 de setembro, evento gratuito traz intensa programação, que inclui seminários, lançamento de livros, debates e atividades culturais.

A Universidade de São Paulo (USP) promoverá entre dos dias 29 de agosto a 2 de setembro de 2022, a primeira edição do seminário “USP Pensa Brasil”. O evento gratuito reúne uma programação diversificada com conferências, debates, painéis, exposições, atividades artísticas e o lançamento de publicações inéditas, em prol da difusão e democratização do conhecimento produzido na universidade.

Ao todo, cerca de 60 atividades acontecerão em diversos locais do Campus Butantã, na capital paulista.  Haverá, ainda, transmissão remota para os que não puderem comparecer presencialmente.

Para debater a conjuntura nacional, o seminário contará diariamente – entre às 18h e 22h30, no Auditório István Janscó, no Espaço Brasiliana – com uma conferência proferida por um professor da USP, seguida por um debate com participantes internos e externos à universidade. Ao fomentar o pensamento crítico, a reflexão sobre os impasses de nossa sociedade, garantimos a abertura para a construção de novos horizontes de expectativas, para a construção do futuro.

Segunda-feira, 29.08: “Como pensar o Brasil no século XXI”. Conferência de Lilia Schwarz. Debate: Ailton Krenak. André Singer, Danilo Santos Miranda, e Elisa Lucinda (a confirmar).

 Terça-feira, 30.08: “Relações entre Estado e Desigualdade no Brasil”. Conferência: Rubens Ricupero. Debate: Gilson Rodrigues, Padre Júlio Lancellotti, Marta Arretche e Silvio Almeida.

Quarta-feira, 31.08: “Impasses da democracia brasileira”. Conferência: Maria Hermínia Tavares de Almeida. Debate: Nelson Jobim, Pablo Ortellado, Eugênio Bucci e Maria Alice Carvalho (a confirmar).

Quinta-feira, 01.09: “Antropoceno e o novo paradigma ambiental brasileiro”. Conferência: Carlos Nobre. Debate: Fernando Gabeira (a confirmar), José Augusto Pádua, Sônia Guajajara, eTeresa Campello.

Sexta-feira, 02.09: “Impasses da cultura moderna no Brasil”. Conferência: José Miguel Wisnik. Debate: Carlos Augusto Calil, Conceição Evaristo, Eduardo Saron e José Leonardo do Nascimento.

Como parte das atividades também serão realizadas mesas que pautam a fronteira do conhecimento e a relação entre os resultados das pesquisas da universidade e a produção de políticas públicas. Durante as manhãs e tardes, a programação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação realiza uma série de debates abordando três temáticas centrais na agenda científica para no século 21: inteligência artificial e medias sociais: psicologia social, fake news e implicações éticas; energia e sustentabilidade; saúde e vida, pandemia, acesso e desigualdades.

A programação da Assessoria do Gabinete do Reitor, por sua vez, apresenta os primeiros resultados do Programa Eixos Temáticos, que objetiva apoiar a promoção de políticas públicas. Partindo dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, o projeto é conduzido transversalmente por meio de grupo de professores distribuídos em torno de 11 eixos temáticos: Agricultura e Pecuária, Desigualdades, Democracia, Cidades, Cultura e Artes, Educação, Economia, Energia, Indústria, Meio Ambiente e Saúde.

O Congresso Internacional “Independência: processo, personagens e interpretações”, organizado pela Cátedra Jaime Cortesão, faz um balanço sobre os 200 anos de Independência do Brasil, por meio de 10 mesas com especialistas. “Semana de Arte Moderna: um legado de problemas e desafios à modernidade brasileira”, debate organizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, avalia as contribuições da semana sobre as artes no país. Finalmente, “USP nos 200 anos da Independência e nos 100 anos da Semana de 22” reúne cerca de 10 instituições da USP para avaliar as contribuições da universidade para as temáticas.

O evento traz ainda a abertura de exposições, lançamento de livros e atividades culturais. Para conferir a programação completa, acesse: https://www.pensabrasil.usp.br/

SERVIÇO

USP Pensa Brasil
Quando: 29 de agosto a 02 de setembro
Onde: Universidade de São Paulo – Campus Butantã – São Paulo/SP
Horário: a partir das 9 horas
Entrada: gratuita – mediante prévia inscrição: https://www.pensabrasil.usp.br/inscricoes

Acesse o programa completo do seminário aqui.

Autor