Plataforma recebeu mais de 13 mil propostas para plano de governo de Lula

Com mais de 250 mil acessos de 53 mil usuários únicos, organizadores avaliam que foi a primeira vez que um plano de governo teve tamanha participação da popular

Mais de 13 mil sugestões foram recebidas pela plataforma participativa “Juntos pelo Brasil”, da campanha do ex-presidente Lula (PT). Segundo os organizadores da ferramenta, foi a primeira vez na história que um plano de governo de nível federal teve tamanha participação da popular. 

A plataforma ficou no ar entre o dia 21 de junho e 20 julho. Até a data de encerramento de captação das propostas, a ferramenta registrou forte engajamento, com mais de 250 mil acessos de 53 mil usuários únicos. 

No ato em São Paulo, que lançou as diretrizes de governo e a plataforma, o ex-presidente Lula salientou a importância de a população poder opinar e destacou: “Queremos que a sociedade brasileira assuma a plenitude de suas responsabilidades”. 

Leia também: Lula e Alckmin lançam diretrizes programáticas, com unidade histórica de sete partidos

Agora, a ideia da coordenação da campanha de Lula é filtrar as sugestões e dividi-las por áreas, para que sejam posteriormente encaminhadas aos respectivos grupos de trabalho setoriais que atuarão na transição no caso da eleição de Lula.

“A presença popular e social é da nossa natureza. E Lula chama o povo para participar. Não apenas através do voto, mas através das suas ideias”, disse a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que acompanhou de perto a plataforma. 

Segundo o site do ex-presidente, entre os temas tratados, os que receberam mais sugestões foram direitos humanos, com 15% do total, educação, com 12% e saúde, com 7%. O tema “Nova estratégia nacional de desenvolvimento justo, solidário, sustentável, soberano e criativo” recebeu mais de 500 propostas, quase 4% do total. 

As propostas recebidas passavam por mediadores e sendo condizentes com as linhas gerais das diretrizes, eram disponibilizadas no site e agrupadas em três eixos temáticos: Desenvolvimento social e garantia de direitos; Desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática e Reconstrução da soberania e defesa da democracia. Cada eixo subdivide-se em áreas como saúde, educação, segurança pública, cultura etc.