Ipec: Lula vence no Sudeste, tem grande vantagem no Nordeste e passa Bolsonaro no Sul

Disputa aparece empatada no Norte/Centro-Oeste. No Nordeste Lula tem 32 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e ficou à frente na região Sul, dentro da margem de erro.

Foto: Ricardo Stuckert

Na pesquisa do instituto Ipec (formado por antigos gestores do Ibope) divulgada na segunda-feira (29) para presidência da República, o ex-presidente Lula (PT) segue na frente com 44% das intenções de voto seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, Simone Tebet (MDB) com 3% e Felipe d’Avila (Novo) com 1%.

No recorte regional, Lula aparece em vantagem no Sudeste com 39% ante 33% de Bolsonaro, mesma proporção da pesquisa anterior do instituto. A região concentra os três maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Nordeste a vantagem do ex-presidente chega a 32 pontos. Enquanto Lula marca 57%, Bolsonaro tem 25%. No entanto esta margem diminuiu em três pontos em comparação ao último monitoramento.

Leia também: Ipec: Governo Bolsonaro é reprovado por 57% dos brasileiros

A pesquisa também trouxe que Lula ficou à frente de Bolsonaro na região Sul, local em que o atual presidente teve grande apoio em 2018. Na pesquisa Ipec Lula se manteve estável com 36%, no entanto Bolsonaro oscilou negativamente e ficou com 34% (antes era 39%). Com isso, ainda que dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Lula aparece na frente de Bolsonaro.

Já no computo das regiões Norte/Centro-Oeste ambos ficaram empatados em 40%.  

A pesquisa Ipec foi realizada nos dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foi realizada com 2 mil eleitores e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE consta pelo número BR‐01979/2022.