Bolsonaro não comparece à sabatina após fiasco na Globo e na Band

Equipe que acompanha o presidente sugere que ele não deve ir “a mais nenhum debate no primeiro turno”, privilegiando “convites para podcasts de grande audiência e pouco confronto”

Jair Bolsonaro (PL) fugiu. Após duas desastrosas participações ao vivo na TV aberta em apenas uma semana, o presidente não compareceu à sabatina prevista para a manhã desta segunda-feira (29) ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan. De acordo com a emissora, a entrevista foi remarcada para 5 de setembro.

Todos os convites para sabatinas, entrevistas e debates estão em xeque. Segundo a jornalista Vera Magalhães (O Globo), a equipe que acompanha o presidente “ficou até de madrugada avaliando sua performance no debate”. A conclusão: ele não deve ir “a mais nenhum debate no primeiro turno”, privilegiando “convites para podcasts de grande audiência e pouco confronto”.

Na última segunda-feira (22), Bolsonaro foi “atropelado” durante sabatina ao Jornal Nacional, da TV Globo. Confrontado ao longo de 40 minutos, ele recorreu a diversas fake news para tentar minimizar o estrago à sua campanha. Seis dias depois, novo fiasco: Bolsonaro foi considerado o presidenciável com pior desempenho no debate realizado pela Band neste domingo (28) com os principais candidatos ao Planalto.

No caso do JN, seu desempenho sofrível ficou ainda mais claro à medida que novos presidenciáveis eram sabatinados e pareceram mais seguros e qualificados que o presidente. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em especial, ofuscou Bolsonaro.

No caso do debate, o “QG de Bolsonaro” demonstrava “confiança”, conforme o jornal O Globo. Porém, “não estava no script traçado pela equipe de campanha que misoginia e os ataques de Bolsonaro às mulheres e à imprensa fosse virar o principal tema do debate”. Para piorar, “a ala política acha que, além de impedir a busca de votos das mulheres, a agressividade de Bolsonaro pode tirar votos nos estratos mais pobres e também entre os evangélicos”.

Embora precise tirar votos de Lula, líder em todas as pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro percebeu que seu próprio governo é que está no centro da eleição. O debate na Band comprovou a Bolsonaro que o que está em jogo é o dilema entre manter o bolsonarismo no poder ou mudar de rumo.

Autor