Lula tem mais que o dobro de votos de Bolsonaro entre os mais pobres

No segmento da população que ganha até dois salários mínimos (R$ 2.440), Lula tem 54%, e Bolsonaro, 25%

A um mês das eleições 2022, a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL) – que é 13 pontos percentuais no conjunto do eleitorado –, segue maior entre os brasileiros mais pobres. Nem mesmo a “PEC do Desespero”, lançada pelo governo e recheada de medidas eleitoreiras, foi capaz de alterar essa tendência.

É o que indica a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (1) pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo. No segmento da população que ganha até dois salários mínimos (R$ 2.440), Lula tem mais que o dobro das intenções de voto de Bolsonaro: 54% a 25%.

A diferença entre os dois candidatos nessa faixa do eleitorado já foi maior. Há 15 dias, por exemplo, o petista tinha 55%, contra 23% de seu rival. Embora ambos tenham oscilado dentro da margem de erro, as variações encurtaram a distância. Ainda assim, são 29 pontos percentuais a serem revertidos ou ao menos diminuídos em 30 dias.

Outra pontuação de destaque de Lula é no Nordeste, principal reduto eleitoral da esquerda. Lá, o ex-presidente supera Bolsonaro por 58% a 24%. Lula também está à frente no Sudeste, mas a vantagem é mais modesta: 41% a 35%. Nas demais regiões, os dois candidatos à frente da pesquisa estão em empate técnico.

Nos recortes por religião, tratada como instrumento eleitoral por Bolsonaro, os cenários seguem estáveis. Entre católicos – o maior grupo desse segmento –, Lula lidera por 51% a 28%. Entre os evangélicos, é Bolsonaro quem está na dianteira: 48% a 32%. De acordo com o Datafolha, 50% do eleitorado brasileiro é católico e 27% é evangélico.

A divisão por cor também traz assimetrias. Entre os eleitores brancos, há um empate técnico: Lula tem 39%, e Bolsonaro, 38%. O petista, porém, aparece com folga em outras faixas. Entre os pardos, desponta com 46%, ante 32% de Bolsonaro. No eleitorado preto, o placar está em 51% a 26% a favor de Lula.

O Datafolha ouviu 5.734 eleitores, em 285 cidades, em todos os estados do Brasil, de 30 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor