Lula lidera em Minas e impulsiona campanha de Kalil, diz pesquisa

Embora o atual governador mineiro, Romeu Zema, se mantenha na liderança, a diferença entre ele e Kalil foi reduzida de 22 pontos percentuais para 19

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente na preferência do eleitorado de Minas Gerais para as eleições à Presidência da República. Conforme a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (9), Lula tem 43% das intenções de voto dos mineiros, contra 36% do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Os demais candidatos somam 12% no estado.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, o líder e o vice-líder cresceram e acentuaram a polarização. Lula foi de 31% para 34%, enquanto Bolsonaro passou de 26% para 30%. Nessa sondagem, 31% se mantêm indecisos.

Num eventual segundo turno, os mineiros também dão vantagem a Lula. Segundo o levantamento, ele teria hoje 11 pontos de dianteira sobre Bolsonaro – 50% a 39%. Em relação à pesquisa anterior, os dois candidatos oscilaram para cima.

O bom desempenho de Lula começa a impulsionar a campanha de seu candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD). Embora o atual governador mineiro, Romeu Zema (Novo), se mantenha na liderança com 47%, a diferença entre ele e Kalil foi reduzida de 22 pontos percentuais para 19. O ex-prefeito de Belo Horizonte tem, agora, 28%. No cenário espontâneo, Zema tem 24%, e Kalil, 10%. Há 62% de eleitores indecisos.

A disputa ao Senado é liderada pelo deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), com 21% das intenções de voto. Ele é seguido pelo senador Alexandre Silveira (PSD, 12%) e pelo deputado federal Marcelo Aro (PP, 10%). Indecisos somam 25%, ao passo que brancos e nulos são 20%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, presencialmente, de 3 a 6 de setembro – antes, portanto, dos comícios eleitoreiros e ilegais que Bolsonaro promoveu, em Brasília e no Rio de Janeiro, no feriado de Sete de Setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor