MST doou mais de 7 mil toneladas de alimentos desde o início da pandemia

Desde sua gênese, o Movimento tem a solidariedade como princípio e reforçou ações a partir do agravamento das crises no país

Campanha de Solidariedade do MST já doou 7 mil toneladas de comida de verdade às famílias em situação de vulnerabilidade social | Foto: Jaine Amorin

Com o lema “Cultivando Solidariedade Sem Terra”, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em conjunto com diversas organizações e entidades, vem desde o início da pandemia construindo uma agenda nacional de ações que praticam o combate à fome e a insegurança alimentar.

Essa iniciativa impulsionou, inclusive, a formação da ‘Frente Nacional Contra a Fome e a Sede’, cuja ação consiste em um trabalho de base permanentemente presente nas comunidades de todo Brasil, com a consolidação de dezenas de Cozinhas Solidárias, Bancos Populares de Alimentos e Hortas Comunitárias.

Além disso, a organização atuou na formação de mais de 2 mil Agentes Populares de Saúde que estiveram na linha de frente de todas essas articulações junto às famílias em situação de vulnerabilidade e que, no auge da pandemia, doaram não só alimentos, mas também cuidados, conscientizando a população mais pobre com orientações sobre como combater o coronavírus e distribuindo, ao longo dessas formações, mais de 50 mil máscaras de proteção.

Desta forma, por meio da organização popular, foi possível chegar ao marco de mais de 7 mil toneladas de alimentos doados, 10 mil cestas básicas e ultrapassando 2 milhões de marmitas solidárias.

A fome é violência política

Além da doação de alimentos em si, o comitê gestor dessa frente tem buscado dialogar com sua base social sobre o desmonte das políticas de subsistência e de produção de alimentos promovidas pelo governo Bolsonaro.

Para isso, promove debates sobre os desafios de superar tais crises enquanto força popular, sabendo que a reversão deste triste cenário de miséria que assola o país só pode ser superada com políticas públicas em combate a fome e em favor a produção de alimentos saudáveis, principalmente da agricultura familiar, que teve seus incentivos sucateados pelo atual governo.

Sabemos que a fome é um projeto do atual governo e também um dos sinais mais agudos da violência política vivida hoje no Brasil, onde mais da metade da população não tem alimentos suficientes para abastecer seus lares. Dessa forma, o MST se solidariza com todas as famílias cuja fome as leva a lutar cotidianamente para garantir comida na mesa.

O MST reafirma ainda que as famílias Sem Terra se mantêm produzindo alimentos saudáveis e mobilizando ações solidárias emergenciais, contando com o apoio da sociedade por meio do trabalho de base e de campanhas permanentes na construção de um projeto popular para o país livre da fome e da miséria.

__
Fonte: MST

Autor