Jorge Viana defende agronegócio sustentável para o Acre crescer

Ex-prefeito da capital Rio Branco defende a conciliação da produção no campo e na agropecuária com a preservação da floresta amazônica

(Foto: Divulgação)

Candidato a governador do Acre pelo PT, o ex-governador do Estado e ex-prefeito da capital Rio Branco Jorge Viana defende a conciliação da produção no campo e na agropecuária com a preservação da floresta amazônica, assim como ocorreu durante os seus dois mandatos à frente do governo estadual.

Para combater problemas ambientais graves como o crescimento recorde dos índices de desmatamento, Viana pretende adotar no Estado uma pecuária de baixo impacto. Ele lembra que o setor sempre foi prioridade para o partido, tanto que foi durante as gestões do PT que o Acre conquistou a certificação internacional de zona livre de febre aftosa.

O ponto central do programa de governo de Jorge Viana é a implementação de um agronegócio sustentável no Estado.

“Temos compromisso com um desenvolvimento econômico sustentável, onde o crescimento encontre um novo motor, com maior valor adicionado, mais inovação tecnológica e maior integração global, promovendo o encontro dos saberes – tradicional, academia, setor privado e não governamental, gerando valor a partir do uso da terra, da floresta e sua biodiversidade do nosso Estado, impulsionando o cultivo de produtos compatíveis com a floresta e fortalecendo o agronegócio sustentável no Estado”, explica em seu Programa de Governo.

Leia mais: Em ato, Perpétua e Edvaldo destacam a força da juventude para mudar o Acre

O candidato a governador do Time de Lula no Acre faz duras críticas ao grave quadro de desmatamento atual na região e reafirma que é possível impulsionar a produção agropecuária a partir de áreas que foram desmatadas, sem que para isso seja necessário desmatar novas partes da floresta.

A chapa majoritária do PT do Acre propõe ainda recuperação de áreas que foram degradadas ou subutilizadas para o aumento da produção rural e também o reflorestamento de locais desmatados, o que geraria renda para o Estado através de programas de pagamentos por benefícios ambientais, como prevê o mercado de crédito de carbono.

O Time de Lula no Acre, encabeçado por Viana, tem como candidato a vice-governador o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre (PT) e a também petista Nazareth Araújo como candidata a senadora.

Fonte: PT Notícias