Pesquisa Quaest: 21% podem mudar voto por causa do debate

Eleitores indecisos e não eleitores de Lula e Bolsonaro são os que tem mais chances de mudar de voto após o debate desta quinta (29)

Eleições municipais 2020 no Rio de Janeiro | Foto: Hermes de Paula

Um recorte da última pesquisa Genial/Quaestsobre a corrida ao Planalto mostra que 21% dos eleitores admitem mudar o voto segundo o desempenho dos candidatos no debate desta quinta (29) noite na TV Globo. Os dados foram obtidos pelo jornal O Globo.

A influência da disputa pesa mais para indecisos e não eleitores de Lula e Bolsonaro onde 38% dos dois grupos ainda podem mudar de candidato. Sistematizando esse percentual aos de intenções de voto na mesma pesquisa para Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), e dos indecisos, o efeito de debate da Globo é de 6,5 pontos percentuais. Não parece muito, mas é o suficiente para alterar o curso eleitoral. No geral, 21% afirmaram que o debate pode influenciar no voto, frente a76% de eleitores convictos.

Leia também: Debate de presidenciáveis na Globo: que horas começa e como assistir?

A sondagem mostra ainda que eleitores jovens são mais inclinados a mudar de voto após o debate: 25% dos entrevistados até 34 anos admitiram a troca. Já 15% das pessoas acima de 60 anos avaliam mudar o voto pelo debate.

Segundo a pesquisa Genial/Quaest desta quarta (28), que pode ser lida aqui, o ex-presidente Lula (PT) abriu 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto e  conta com 46% das intenções de voto contra os 33% de Bolsonaro.

__

Com informações de O Globo

Autor