Lula arrasta multidão pelas ruas de Salvador e causa engarrafamento

Caminhada iniciou no Largo de Roma em direção à Colina Sagrada; Ex-presidente possui 65% das intenções de votos no estado

Multidão de seguidores do ex-presidente Lula (PT) marcou presença nas ruas da Cidade Baixa na tarde desta sexta, em Salvador | Foto: Ricardo Stuckert

A chegada do ex-presidente Lula em Salvador (BA) no início da tarde desta sexta (30) para uma caminhada lado do candidato ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) causou rebuliço na cidade. “A galera chegou junto e a Bahia pegou pressão! Vai ser Lula e Jerônimo no primeiro turno, olha a festa”, disse o candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), no Twitter.

Segundo jornais locais, uma multidão foi atraída para a Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, onde centenas de pessoas acompanharam o trajeto que saiu do Largo de Roma, em direção à Colina Sagrada, onde fica a histórica Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O trânsito na região ficou completamente travado.

Jerônimo Rodrigues (PT) e Lula | Foto: Ricardo Stuckert

A caminhada também contou com a participação do governador Rui Costa (PT), do candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB), dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição. As deputadas do PCdoB na Bahia, Alice Portugal e Olivia Santana, federal e estadual, respectivamente, também prestigiaram o evento.  

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) classificou a agenda no Bonfim, nessa reta final, como “estratégica e necessária” no “último dia de grande movimentação de rua”. Em entrevista ao bahia.ba, a parlamentar disse que presença do ex-presidente neste momento “é a confirmação de que a Bahia definirá a possibilidade de uma vitória no primeiro turno”.

“E eu espero que, ao lado de Lula no primeiro turno, venhamos a conseguir também colar o Jerônimo e no primeiro turno também ganharmos a eleição da Bahia”, pontuou Alice -projetando uma vitória do ex-presidente contra Jair Bolsonaro (PL) já no domingo e admitindo a possibilidade da boa votação de Lula puxar votos para que o candidato do PT ao governo da Bahia também possa definir a eleição contra ACM Neto (União Brasil) sem a necessidade de um segundo turno.

A Bahia é o estado brasileiro onde Lula poderá ter a maior votação, em termos percentuais. De acordo com a pesquisa Ipec divulgada na última sexta-feira (26), o ex-presidente tem ampla vantagem nas intenções de votos no estado com 65% do eleitorado a seu favor.

Assista.

Ao término do evento, Lula não falou com a imprensa. O presidenciável segue para Fortaleza (CE), para uma agenda com os candidatos ao governo, Elmano de Freitas (PT), ao Senado, Camilo Santana (PT).

Autor