FHC recebe Lula em casa e declara voto no 2º turno

Em encontro privado, ambos publicaram foto juntos em redes sociais anunciando o “encontro democrático”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na casa do ex-presidente, na capital paulista, nesta sexta-feira (7). FHC havia anunciado, na quarta-feira (5), apoio ao petista no segundo turno da disputa presidencial. O encontro ocorreu poucas horas depois do evento com Simone Tebet (MDB), terceira colocada na corrida presidencial, que declarou apoio a Lula.

O encontro não foi divulgado ou aberto à imprensa, mas apenas exibido, de surpresa, no perfil do petista em redes sociais. Aos 91 anos, o ex-presidente passa por problemas de saúde e não tem saído de casa. A legenda que acompanha a foto dos dois é: “Um reencontro democrático com @presidentefhc”.

O PSDB que governou o Brasil por oito anos e São Paulo por 27 anos, tem sido uma força política no apoio à candidatura presidencial de Lula. Além do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, atualmente filiado ao PSB, tem o apoio de tucanos como o ex-governador José Serra e o ex-senador Aloysio Nunes. Na tarde de ontem, o petista recebeu o senador e ex-presidente do partido Tasso Jereissati (PSDB-CE) em São Paulo. Também declararam voto o ex-governador alagoano Teotonio Vilela (PSDB), o ex-senador José Aníbal (PSDB-SP) e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga (PSDB).

Outros que declararam voto foram os economistas ligados ao Plano Real, junto com FHC. Nas duas últimas semanas, os economistas Persio Arida, André Lara Resende, Pedro Malan e Edmar Bacha, que nunca foram ligados ao PT, declararam apoio a Lula.

Lula e FHC foram adversários nas eleições de 1994 e 1998, ambas vencidas pelo tucano. Ambos estiveram juntos na campanha das Diretas Já, e Lula já panfletou pelo então sociólogo na campanha ao Senado no fim dos anos 1970.

Antes deste encontro, o apoio de FHC a Lula havia sido divulgado pelo Twiter: “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o ex-presidente, postando fotos de dois momentos distintos das trajetórias de ambos.

Lula agradeceu o apoio em publicação no seu perfil do Twitter. “Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz.”

FHC declara apoio a Lula no segundo turno em publicação no Twitter — Foto: Reprodução/Redes sociais

No primeiro turno, FHC emitiu uma nota em defesa da democracia, o que sinalizava apoio a Lula.

Autor