Bernanke: Nobel por ‘serviços prestados’ – uma nota

O modo como Bernanke se espantou com a crise de 2008, e agiu para criar nova bolha de papéis podres, ampliando a dimensão neoliberal da economia, foram motivos suficientes para um prêmio consagrador do capitalismo.

Ben Bernanke

O economista e professor norte-americano Benjamin Shalom Bernanke (Ben Bernanke), de origem judia, foi laureado com o prêmio Nobel de economia 2022. Junto a Douglas Diamond e Philip Dybvig, o galardão foi concedido por estudos sobre “bancos e sua relação com as crises financeiras”.

Bernanke dirigiu o Federal Reserve (BC americano) pelo longo período que abrange 2006 a 2014. Esteve, assim, no comando do poderoso Fed no período da gigantesca tormenta que se inicia em agosto de 2007 e mergulha o mundo numa depressão em setembro de 2008. Sabidamente, questões fundamentais da grande crise estão irresolutas, e os impasse do capitalismo financeirizado se aprofundaram junto ao ocaso do neoliberalismo.

Logo a seguir à debacle financeira de 2008, o Congresso dos EUA aprovou um pacote de US$ 700 bilhões em apoio ao sistema financeiro. Começava aí a inundação trilionária assentada no que ficou denominado “Quantitative Easing” (QE, expansão quantitativa), cujos cálculos atingiram, nos EUA, cerca de 11 trilhões de dólares na compra estatal de ativos podres, e antes da (benévola) farra fiscal na deflagração da pandemia de Covid-19 1

Leia também: Nobel de Economia vai para pesquisa sobre bancos e crises financeiras

Em resumidas contas, Bernanke, em verdade, teve a competência de encabeçar o salvamento de parte substantiva da economia movida pela grande finança norte-americana e internacional, endividando-a às custas do Estado, e assim desmoralizando o paradigma central do capitalismo contemporâneo. Gestor institucional eficaz das instituições do neoliberalismo, fez uma operação keynesiana radical (de novo tipo) de deixar estupefato o professor John Maynard Keynes!

Crise, desfaçatez e “autocrítica”

Ora, o economista da Universidade de Princeton Ben Bernanke, então governador do Federal Reserve Board, discursara na “Eastern Economic Association” (20 de fevereiro de 2004), intitulando sua fala em The Great Moderation” (A grande moderação), então teorizando que a política monetária havia-se tornado tão refinada que era capaz de eliminar a volatilidade na economia. Para ele, em função do avanço das técnicas monetárias, “as recessões tornaram-se menos frequentes e menos severas”. (Apud BARROSO, idem, p. 40).

Na prática, repetira as teses neoclássicas do economista Robert Lucas , da Universidade de Chicago (vencedor do Nobel em economia (1995), que também declarara no seu discurso presidencial à “American Economic Association” que a depressão econômica era fenômeno do passado, e que, “o problema central da depressão-prevenção” havia sido “resolvido, para todos os propósitos práticos” (BARROSO, idem, ibidem). 

Outrora especialista no estudo das depressões, Bernanke agora é auto-crítico de não ter, antes, alcançado a profundidade da crise da economia global financeirizada. Curiosamente, coisa que a finada rainha Elizabeth II tinha dito, no sermão que fez a economistas britânicos, em 2009! Disse ela então: “Como ninguém viu que isso fosse acontecer?”2

Ensaia Bernanke – cutucando a tradição neoclássica -, na “Introdução” de “Apagando o incêndio. A crise financeira e suas lições” (Todavia, 2020):

Os sistemas financeiros são inerentemente frágeis e o risco financeiro tende a desviar de obstáculos regulatórios, como um rio que corre em torno das rochas. Não há maneira segura de evitar um pânico, porque não há uma maneira segura de evitar excesso de confiança ou confusão”.

Bernanke, no mesmo passo, afirmou ali recentemente: “Felizmente, antes da crise [de 2008], o arsenal keynesiano dos Estados Unidos estava razoavelmente bem abastecido. (…) Hoje, o arsenal keynesiano parece muito mais restrito, o que poderia ser uma desvantagem significativa numa crise séria”.3  

Como não poderia deixar de ser, a dívida pública norte-americana subiu de 64,61% do PIB (Produto Interno Bruto), em 2007, para 108,80% do PIB em 2019, ou seja, antes da pandemia. Também em 2019, a ultravalorização acionária em Wall Street foi a maior em uma década!4 

Deificado pelos donos do dinheiro, a contrapartida a Ben Bernanke foi uma prestigiosa bonificação. 

Parabéns, doutor Bernanke!

1 Ver: “Uma economia política da grande crise capitalista. Ascensão e ocaso do neoliberalismo (2007-2017), A.S. BARROSO, Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois/EDUFAL, 2021, p.278.

2 Ver: “Alavancagem, estabilidade financeira e deflação”, A. TURNER, em: “O que nós aprendemos? A política macroeconômica no pós-crise”, G. ARKLOF, J. STIGLITZ, D. ROMER, O. BLANCHARD, Alta Books, 2016, p. 133.

3 Ver aqui: https://www.resenhacritica.com.br/todas-as-categorias/bernanke-b-et-al-apagando-o-incendio-fspi/“Apagando o incêndio: A crise financeira e suas lições – BERNANKE et al”.

4 Ver aqui: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/bolsas-e-indices/noticia/2019/12/31/bolsas-de-ny-sobem-mais-de-20percent-em-2019-um-dos-melhores-desempenhos-nos-ultimos-10-anos.ghtml 

Publicado originalmente no Portal Grabois

Autor