Kátia Abreu indica que agronegócio está em risco e somente Lula pode reverter situação  

A líder ruralista e senadora explica: só Lula pode reverter a situação caótica do agronegócio brasileiro junto à União Europeia.

Valter Campanato/ Agência Brasil

A senadora Kátia Abreu (PP) gravou um vídeo divulgado nas suas redes sociais, na segunda-feira (10), em que faz uma alerta aos produtores rurais do país. Como presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Abreu disse que imagem do Brasil, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), se deteriorou “ao limite” no exterior e isto pode colocar em risco o agronegócio nacional com uma redução drástica nas exportações. O alerta acontece com base na tramitação da nova Lei Ambiental da União Europeia (UE) que enxerga o Estado brasileiro omisso no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas.

Segundo a senadora, que já foi ministra da Agricultura e presidente da bancada Ruralista no Congresso Nacional, somete o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode reverter o quadro de descrédito que o Brasil tem junto à UE como forma de não prejudicar a balança comercial e não trazer uma crise para o país com a queda das exportações, com ênfase nos dois principais produtos que o grupo compra: carne bovina e soja.

No dia 13 de setembro, o Parlamento Europeu aprovou a primeira versão de sua nova lei ambiental, que deverá entrar em vigor em 2024.

“Foram 453 votos a favor e apenas 57 contra. Em resumo, a lei impõe a proibição de importação de produtos agropecuários oriundos de áreas nas quais tenha havido qualquer tipo de desmatamento. O ilegal, que deve ser combatido, mas também o legal, em áreas de floresta ou cerrado. E os principais alvos são a soja e a carne bovina, nossos dois principais produtos de exportação. Essa iniciativa da União Europeia, que é o segundo maior comprador dos nossos produtos agropecuários foi motivada pelos 13 mil quilômetros quadrados de desmatamento ilegal na Amazônia desde 2019. A lei, recém aprovada, será submetida ao Conselho da União Europeia antes de entrar em vigor. A diplomacia brasileira está muito apreensiva, pois a opinião geral é de que a imagem do Brasil na área ambiental se deteriorou progressivamente no exterior. A nossa perda de credibilidade na comunidade internacional chegou ao limite”, disse a senadora que é produtora rural há 35 anos.

Além de não combater o desmatamento, o Brasil também não se compromete no combate às mudanças climáticas. Assim, a situação é entendida como um risco para o país, uma vez que afeta o agronegócio e toda a cadeia que sustenta empregos, explica.

“Somos considerados um país irresponsável no que diz respeito às mudanças climáticas. Hoje, este é o verdadeiro risco Brasil, pois em se confirmando este quadro, teremos uma redução drástica das nossas exportações, afetando diretamente o emprego, os preços e a balança comercial. Todos os brasileiros pagarão esta conta. Por isso, peço a você, leia o que está sendo escrito lá fora sobre o governo Bolsonaro e o Brasil”.

Por fim, Kátia Abreu indica que o votar em Lula é a única possibilidade de reversão do quadro de modo que os produtores rurais não sejam prejudicados.

“Votar no Lula não é uma ameaça às nossas fazendas e aos nossos negócios. Neste momento, só ele pode reverter esta situação caótica junto à União Europeia. Não é uma decisão ideológica, mas sim de pragmatismo. Sou produtora rural, cidadã brasileira e voto em Lula.”

Assista ao vídeo: