Xuxa desabafa após fala de Bolsonaro sobre adolescentes venezuelanas

Em vídeo no Instagram, apresentadora citou abuso sofrido na infância: “a nossa cultura, em vez de colocar o dedo na cara desses velhos, culpa as meninas”

A apresentadora Xuxa Meneghel (Foto: Brunno Rangel/ Divulgação)

A apresentadora Xuxa Meneghel, de 59 anos, publicou um vídeo nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (20), comentando as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre “pintar um clima” entre ele e meninas venezuelanas de 14 e 15 anos.

Em um depoimento firme e emocionado, Xuxa lembrou dos abusos sofridos na infância, quando foi abusada por um homem mais velho, e depois na adolescência.

“Por volta de 3, 4 anos de idade, eu sofri meu primeiro abuso. Consequentemente outros aconteceram, e tudo terminou com uns 13 anos de idade, com um velho que me encurralou numa parede. Eu estava apenas de camiseta e com a parte debaixo do biquíni, e ele passou a mão no meu corpo todo. Eu não fiz nada, mas quando ele tentou me beijar eu o empurrei e sai chorando”, contou.

A apresentadora também falou do motivo de ter trazido a história à tona tantos anos depois. “Quando fiz 40 e poucos anos, resolvi falar, para ajudar outras mulheres, crianças, adolescentes, que também sofreram abuso e se calaram. Porque, como eu e muitas meninas por aí, elas acham que a gente estava com a roupa errada, no lugar errado. Sempre me senti culpada por ser grande, por chamar atenção, por ser “bonitinha” aos olhos dos velhos, dos homens que se aproximavam de mim”,

Xuxa lembra que “a nossa cultura, em vez de colocar o dedo na cara desses velhos, culpa as meninas por elas estarem naquele lugar, daquele jeito”. E ao rebater a fala de Bolsonaro de que as meninas estariam ‘ganhando a vida’, ela enfatiza: “eu queria deixar claro para vocês que nenhuma criança com 13, 14 anos se prostitui. Isso aí é exploração sexual de crianças e adolescentes”, declarou.

Ao falar sobre o assunto, Xuxa se posicionou dizendo que “quem está aqui falando não é aquela menina que tinha 18 anos, e fez o papel de uma menina de 15 que foi vendida a um prostíbulo, para ser dada de dado de presente para um político. Esse filme foi baseado em histórias que aconteceram entre 1939 e 1940 (…) não estou aqui também como a namoradinha do Didi, dos Trapalhões, nem a princesa do Sérgio Mallandro, nem um duende, tampouco uma princesa do filme Feiurinha. Estou aqui como como apresentadora, como filha, como mulher e, principalmente, como mãe”.

Xuxa também lembrou das acusações feitas pela ex-ministra Damares Alves, que disse, em transmissão para mais de 100 mil pessoas, ter visto fotos de crianças que tiveram os dentes arrancados para práticas sexuais – fazendo referência ao suposto esquema de exploração sexual infantil na Ilha de Marajó (PA).

“Ficar com essa informação e não fazer nada, na minha opinião, é tão culpado quanto aquele que faz. Então, eu gostaria de deixar bem claro que se isso aconteceu e essas pessoas viram e não fizeram nada, elas também são culpadas”, desabafou.

A apresentadora disse que resolveu fazer o vídeo após se sentir “enojada, engasgada” com as falas do presidente. “Não quero ser conivente com isso, não quero me sentir culpada. Estou com raiva porque ninguém está fazendo nada. Ele pode fazer por que é presidente? Ele pode por que é homem? Você pode me julgar por eu ter feito um filme de ficção, pode falar o que quiser, e a gente não pode gritar, berrar, dizendo que isso tá errado, dizendo que isso não pode acontecer? A nossa sociedade acha isso certo, normal?”, questionou.

Ela ainda disse que a exploração sexual de crianças e adolescentes vai continuar acontecendo enquanto frases como a de Bolsonaro forem normalizadas. “Você pode dizer: ‘Mas ele não fez nada, ele só falou’. Será? Eu não quero me calar, eu não vou me calar. Eu estou aqui como mãe pedindo a você que é mulher, você que é mãe, você que é vó, por favor, não deixe passar isso em branco. A gente não pode continuar passando a mão na cabeça dessas pessoas que falam isso e nada acontece”, falou.

“‘Mas ele não transou, Xuxa, então não é pedofilia’. Será? O que esse cara [falando do deu abusador] fez em mim, ele não transou comigo, mas ele achou que o fato de eu estar de camiseta e bonitinha… ‘pintou um clima’”, comparou. “Ele se viu no direito de chegar perto de mim e me tocar. Será mesmo que isso, aos seus olhos, não é crime?”

Aos seus 12 milhões de seguidores, Xuxa finalizou dizendo que “pedofilia é crime” e que a fala do presidente não pode ser esquecida. “Algumas pessoas estão dizendo que ele já se desculpou. Não! Eu nunca vou esquecer o que ele falou. Eu nunca vou esquecer. E você, vai? Meu voto pra ele é não. O meu voto ele nunca vai ter. E você? Vai dormir com essa? Sabendo que votou nele porque não quis votar em outra pessoa?”, questionou Xuxa.

Autor