PT-RS recomenda voto crítico em Eduardo Leite contra o bolsonarismo

Partido emitiu nota na qual defende que “agora é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça” representada pelas candidaturas de Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni

Foto: Mauricio Tonetto/Facebook Eduardo Leite

A luta contra o bolsonarismo no Rio Grande do Sul avançou nesta segunda-feira (24) com a recomendação de “voto crítico” feita pelo PT gaúcho à candidatura de Eduardo Leite (PSDB). O ex-governador está na frente nas pesquisas, na disputa com Onyx Lorenzoni (PL), candidato de Jair Bolsonaro. 

“Em conformidade com a Resolução Partidária aprovada em 10 de outubro de 2022, e em decorrência dela, compreendendo o momento político em que vivemos, decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo (30/10), esperando com este gesto que todos(as) aqueles(as) comprometidos(as) com a Democracia, se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno. Fazemos um chamamento, neste sentido, aos apoiadores da candidatura de Eduardo Leite”, diz a nota, assinada pelo presidente do partido no RS, deputado federal Paulo Pimenta, o deputado estadual e candidato ao governo no primeiro turno Edegar Pretto, o senador Paulo Paim e os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra.

Além disso, a nota aponta: “Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da Democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”. 

O PT salienta ainda que as divergências com Leite “são muitas e conhecidas pela sociedade gaúcha”, mas que “agora é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx”. 

Neste mesmo sentido, em ato realizado em Porto Alegre no dia 19, Lula declarou: “não permitam que Onyx seja governador; o RS merece mais, é símbolo da democracia e não podemos permitir que a extrema-direita governe este estado”.

Defesa da democracia

Também nesta segunda-feira (24), a maioria do PSDB de São Paulo decidiu apoiar o presidente Lula. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite tem procurado não se posicionar, mas tem tido um tratamento cordial com a esquerda e apostado na demarcação de posições em relação às diferenças com o bolsonarismo. 

Embora reconhecendo haver divergências programáticas entre o PT e o PSDB, Leite agradeceu pela posição tomada pelos petistas e declarou: “O apoio divulgado explicita que nossas diferenças programáticas e ideológicas sempre foram debatidas de maneira respeitosa, tanto no primeiro turno da disputa eleitoral quanto ao longo dos últimos anos, durante os governos (José Ivo) Sartori e Leite/Ranolfo”.

Leite continuou dizendo que “a premissa que nos une, todos nós por todos nós, é a de que a defesa da democracia, da liberdade de manifestação e da convivência respeitosa devem ser maiores do que desacordos programáticos e ideológicos”. 

Leia também: PSDB perde relevância nacional e pode não se levantar

Intenção de votos

O ex-governador conseguiu reverter a vantagem obtida pelo bolsonarista no primeiro turno e hoje aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto. Segundo levantamento do Ipec divulgado na sexta-feira (21), no caso dos votos válidos, Eduardo Leite tem 55%, contra 45% de Onyx. Considerando os votos gerais, os percentuais são, respectivamente, de 50% a 41%.

No primeiro turno, Onyx obteve 37,50%, contra 26,81% de Leite. Edegar Pretto ficou bem próximo de Leite, com 26,77%. No estado, Bolsonaro teve 48,89% e Lula, 42,28%, enquanto nacionalmente o petista conquistou 48,43% dos votos contra 43,20% de Bolsonaro.