Lula abre 6 pontos e deve vencer Bolsonaro novamente em MG

Segundo pesquisa Quaest, Bolsonaro continua à frente na capital (43% a 40%), há empate na região metropolitana (42% a 42%) e Lula lidera no interior (45% a 39%)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que foi o candidato mais votado em Minas Gerais no primeiro turno da disputa presidencial – deve repetir o feito no segundo turno. Para decepção da campanha de Jair Bolsonaro (PL), o apoio do governador Romeu Zema (Novo-MG) e de mais de 600 prefeitos do estado ao presidente não alterou a preferência do eleitorado mineiro.

Conforme pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) – a três dias da eleição –, Lula tem 45% das intenções de voto em Minas, contra 40% de Bolsonaro. O levantamento indica, ainda, 8% de eleitores indecisos e outros 7% de brancos e nulos.

Nos votos válidos (em que são considerados apenas aqueles destinados aos candidatos), a vantagem do ex-presidente é de seis pontos: 53% a 47%. Se essa margem permanecer até domingo (30) – data do segundo turno –, Lula pode vencer Bolsonaro com uma diferença de quase 700 mil votos.

No primeiro turno, em 2 de outubro, o petista já havia sido o campeão nas urnas mineiras. Lula teve 48,29% dos votos válidos no estado, seguido de Bolsonaro (43,60%), Simone Tebet (MDB, 4,17%) e Ciro Gomes (PDT, 2,58%). Em números absolutos, a dianteira de Lula sobre Bolsonaro foi de 563 mil votos.

Já na disputa estadual, Zema foi reeleito para o Palácio Tiradentes já no primeiro turno, com 56,18% dos votos válidos. A campanha à reeleição do presidente acreditava que a adesão de Zema, concretizada no início do segundo turno, pudesse alavancar a votação bolsonarista – o que não se efetivou.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do País. Há 16,2 milhões de brasileiros aptos a votarem no estado – número inferior apenas ao de São Paulo.

Os presidenciáveis que foram ao segundo turno passaram a tratar Minas como prioridade. Neste mês, Bolsonaro visitou cinco vezes o estado, e Lula, três. Apoiadores dos dois candidatos também fizeram agendas locais. Porém, o segundo turno tende confirmar as mesmas tendências registradas no turno inicial.

Das 13 regiões mineiras, Lula venceu em sete no primeiro turno, e Bolsonaro, em seis. “As maiores vitórias do petista foram no norte do estado, nas regiões de Montes Claros e Teófilo Otoni, e na região de Juiz de Fora, conhecida como Zona da Mata. Em todas, a vantagem de Lula foi superior a 200 mil votos”, explica o jornalista Rafael Neves, em matéria para o UOL. “Juntas, estas áreas congregam 318 municípios, e Lula foi mais votado que Bolsonaro em 306 deles.”

Já o triunfo mais simbólico de Bolsonaro foi na capital. Ele teve 699 mil votos em Belo Horizonte, enquanto Lula recebeu 638 mil – uma vantagem de 61 mil votos. A diferença a favor do presidente só foi maior nas regiões de Pouso Alegre (103 mil votos a mais) e Divinópolis (81 mil).

Os recortes da nova pesquisa Quaest são mais genéricos, mas apontam na mesma direção dos votos no primeiro turno. Segundo o levantamento, Bolsonaro continua à frente na capital (43% a 40%), há empate na região metropolitana (42% a 42%) e Lula lidera no interior (45% a 39%).

O segmento em que o ex-presidente se sai melhor em Minas é entre eleitores que ganham até dois salários mínimos. Nessa faixa, Lula tem o dobro de intenções de votos de Bolsonaro – 55% a 27%. O presidente, por sua vez, é o mais citado no eleitorado com renda acima de cinco salários mínimos.

A pesquisa Quaest foi contratada pela Genial Investimentos e ouviu 2.200 eleitores de Minas Gerais entre segunda (24) e quarta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor