Após encontro com Lira, Lula diz que país precisa de diálogo e normalidade

Debateu-se um esforço para a aprovação da PEC da Transição que vai garantir a continuidade do pagamento dos R$ 600 do Bolsa Família e reajuste do mínimo

Lula e Arthur Lira (Foto: Marina Ramos/Agência Câmara)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu da reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ressaltando que o Brasil precisa de equilíbrio e respeito entre as instituições, uma situação ausente nos quatro anos do governo Bolsonaro. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (9) na residência da presidência da Câmara.

Na conversa, discutiu-se um esforço para a aprovação da PEC da Transição que vai garantir a continuidade do pagamento dos R$ 600 do Bolsa Família e reajuste do salário mínimo acima da inflação. Os dois falaram de esforço concentrado para garantir a aprovação da emenda constitucional.

“Hoje me encontrei pela primeira vez com o presidente da Câmara dos Deputados, ArthurLira.  O país precisa de diálogo e normalidade”, escreveu Lula na sua conta no Twitter.

Antes do encontro, Lula disse que estava empenhado na construção de um “futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras, com muita democracia”.

Leia mais: Lula terá agenda com presidentes da Câmara, Senado e STF

Participaram da reunião o vice eleito Geraldo Alckmin (PSB), a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o ex-ministro Aloizio Mercadante, o líder da minoria na Câmara, Alencar Santana (PT-SP), o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG) e o vice-presidente do PT, José Guimarães (CE).

Todos deixaram o encontro com avaliação positiva. “Ótima reunião do presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre o futuro do Brasil e as pautas urgentes da Câmara dos Deputados”, observou o líder da minoria.

José Guimarães considerou uma boa conversa. “Debatemos assuntos importantes para o futuro do país, unindo esforços para aprovação da PEC da transição”, disse.

“Participei do encontro entre o presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, hoje, em Brasília, para tratar de medidas urgentes para atender o povo brasileiro. A esperança voltou!”, afirmou Reginaldo Lopes.

Após o encontro de duas horas com Lira, o presidente eleito seguiu para a residência oficial do Senado, que fica ao lado, para se reunir com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ainda nesta quarta-feira Lula terá encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e em seguida com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Autor