CBF lança campanha pela camisa verde e amarela

Intuito é “ressignificar” o uniforme do Brasil, utilizado por Bolsonaro e seus apoiadores como símbolo político

Imagem: divulgação

“A Amarelinha nos faz tão bem!” Às vésperas da Copa do Mundo 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou uma peça publicitária para promover a camisa da seleção brasileira. A iniciativa aspira desvincular o cunho político atribuído ao uniforme do time, visto que, desde 2018, o item tem sido utilizado como símbolo de apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro.

A peça conta com a participação de torcedores e colaboradores da entidade vestindo a camisa verde-amarela e mistura o som de um Rap feito em homenagem à Canarinho e trechos da música “Tão Bem”, do cantor Lulu Santos, cujo refrão diz: “Ela me faz tão bem, ela me faz tão bem, que eu também quero fazer isso por ela”. A campanha institucional, chamada de “Energia”, busca despertar novamente a paixão do torcedor pelo Brasil, ao associar o refrão da música de Lulu Santos ao manto da Seleção.

Segundo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, “a Copa do Mundo é um momento de união, de celebração de todos os torcedores brasileiros. Nossa mensagem com este vídeo é de incentivo. O futebol não vive sem o torcedor. E conectar pessoas de todas as idades, lugares, cores, raças, ideologias e religiões ao futebol é o nosso propósito”.

O comercial foi ao ar neste domingo (6) pouco antes do treinador da seleção brasileira de futebol masculino, o técnico Tite, apresentar a lista dos 26 jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), no Qatar. A campanha terá versões para TV e Internet sendo veiculada em todo o Brasil até o final da Copa, em 18 de dezembro.

A amarelinha sem monopólio

Ainda em agosto, antes das eleições e, consequentemente, antes da Copa do Mundo, a Ambev colocou no ar uma campanha publicitária da marca Brahma, na qual o narrador Galvão Bueno chama o público a “lembrar do significado original da amarelinha”. Na gravação, os torcedores são estimulados a deixar de lado as diferenças que têm fora de campo. O comercial também foi uma tentativa de ressignificar a camisa da seleção.

O tom usado é de que esse símbolo nacional não tem lado, apesar de ter sido exaustivamente usado por apoiadores de Bolsonaro. “Independentemente das nossas diferenças fora de campo, chegou a hora de lembrar o significado original da nossa camisa”, diz o comercial.

“Tire a amarelinha do armário e vista a sua camisa, ela é sua, é minha e de toda a nossa torcida.”

Texto de nova publicidade da Brahma

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com informações de agências

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