Lula usará a camisa verde e amarela na Copa: “É do povo brasileiro”

Presidente eleito diz que ‘amarelinha’ não pode ser de um partido político e que vai usá-la para torcer para o Brasil; confira datas dos jogos da seleção

Lula com a bandeira do Brasil | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que irá usar a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira para acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2022 no Catar. Segundo ele, os brasileiros não podem ter “vergonha” de usar a camisa da seleção, já que ela não representa um partido ou um político, mas sim o país.

“Um aviso importante para vocês. A Copa do Mundo começa daqui a pouco, e a gente não tem que vergonha de vestir a nossa camisa verde e amarela. O verde e amarelo não é de candidato, não é de um partido. O verde de amarelo são as cores para 213 milhões de brasileiros que amam esse País”, disse Lula, durante seu discurso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Na sequência, em tom de brincadeira, Lula disse que vai usar a camisa tradicional da seleção, mas que nas costas terá o número 13.  “Vocês vão me ver com a camisa verde amarela, só que a minha vai ter o número 13″, afirmou Lula.

Mais cedo, Lula já havia publicado sobre o assunto nas redes sociais.

Alvo de repulsa

A abertura da Copa acontece no próximo dia 20 de novembro e muitos torcedores ainda rejeitam a ideia de torcer com a camisa da Seleção. Vale lembrar que o símbolo vem sendo usado pela direita desde 2016, quando começaram os movimentos que derrubaram a ex-presidenta Dilma Rousseff do poder.

Desde então a camisa verde amarela tem sido utilizada por grupos reacionários. O movimento ficou ainda mais forte em 2018, quanto o presidente Jair Bolsonaro passou a utilizar a peça como marca registrada e identidade visual de sua campanha política. Tanto Bolsonaro quantos seus apoiadores a utilizam como forma de reconhecimento, já que é um símbolo nacional, tornando mais forte a ideia de patriotismo defendido pelo presidente.

CBF faz campanha

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também faz uma campanha para desvincular o cunho político atribuído ao uniforme do time. Para a organização, com o fim das eleições, é hora dos brasileiros se reconectarem. “O futebol não vive sem o torcedor. E conectar pessoas de todas as idades, lugares, cores, raças, ideologias e religiões ao futebol é o nosso propósito”, afirmou em comunicado Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Leia também: CBF lança campanha pela camisa verde e amarela

Jogos do Brasil

A abertura da Copa do Mundo 2022 acontece no dia 20, com a partida entre Qatar e Equador. A estreia da seleção brasileira ocorre quatro dias depois, em partida contra a Sérvia que acontece no dia 24 de novembro, às 16h. O Brasil jogará de três a sete partidas na competição, a depender de seu desempenho nos jogos.

Veja abaixo a data de todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022:

Fase de grupos

  • 24/11 (quinta-feira) – Brasil x Sérvia – 16h
  • 28/11 (segunda-feira) – Brasil x Suíça – 13h
  • 02/12 (sexta-feira) – Brasil x Camarões – 16h

Em caso de classificação em primeiro lugar na fase de grupos:

  • 05/12 (segunda-feira) – oitavas de final – 16h
  • 09/12 (sexta-feira) – quartas de final – 12h
  • 13/12 (terça-feira) – semifinal – 16h
  • 17/12 (sábado) – disputa do terceiro lugar – 12h
  • 18/12 (domingo) – final – 12h

Em caso de classificação em segundo lugar na fase de grupos:

  • 06/12 (terça-feira) – oitavas de final – 16h
  • 10/12 (sábado) – quartas de final – 12h
  • 14/12 (quarta-feira) – semifinal – 16h
  • 17/12 – (sábado) – disputa do terceiro lugar – 12h
  • 18/12 (domingo) – final – 12h
Autor