Eleições nos EUA: Democratas vencem no Senado e fortalecem Biden

Vitória em Nevada fez democratas conquistarem a 50ª cadeira no Senado, um duro golpe para os republicanos nas eleições

Joe Biden| Foto: Stefani Reynolds/AFP

O Partido Democrata, do presidente Joe Biden, conseguiu manter o controle do Senado e consolidou o desempenho eleitora. Quatro dias após as eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, as redes de TV americanas anunciaram neste sábado (12) que a democrata Catherine Cortez Masto manteve o assento do Senado para Nevada.

A democrata Catherine Cortez Masto manteve sua cadeira no Senado do Estado do Nevada — Foto: Getty Images/via BBC

Com isso, o partido de Biden permanece com 50 das 100 cadeiras na Casa Alta, necessárias para ter a maioria. A titular do cargo venceu por pouco Adam Laxalt, candidato apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.

De Phnom Penh, no Camboja, onde participa de uma cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Biden celebrou o resultado. “Eu me sinto bem e com expectativa para os próximos dois anos”.

Os democratas ainda podem conquistar a vaga no estado da Geórgia, onde haverá um segundo turno em 6 de dezembro. A última cadeira do Senado será disputada pelo democrata Raphael Warnock e o republicano Herschel Walker, na Geórgia. Mas, ainda que o trumpista seja vitorioso e deixe a divisão 50 a 50, a vice-presidente Kamala Harris fica responsável por desempatar. Ou seja, vitória dos democratas.

Midterms

As eleições de meio de mandato nos EUA são conhecidas como “midterms”. Através dela são escolhidos os representantes do Congresso americano, formado pela Câmara dos Representantes e o Senado. Os deputados decidem quais leis são votadas, enquanto os senadores podem bloqueá-las ou aprová-las, além de confirmar nomeações feitas pelo presidente.

O desempenho dos democratas no Senado fortalece o presidente Joe Biden, que tem enfrentado dificuldade desde o início de seu governo, em 2020.

Mas, apesar do resultado favorável entre senadores, existe ainda a possibilidade de os republicanos conquistarem uma pequena maioria na Câmara, podendo se tornar um obstáculo para Biden.

__
com informações de agências

Autor