Petrobras é pressionada a frear privatizações de gasoduto e refinarias   

O assunto foi debatido nesta segunda-feira (28) em reunião virtual da equipe de Lula e o presidente da empresa, Caio Paes de Andrade

Foto: Agência Sindical

O grupo de transição de Minas e Energia do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu a Petrobras que paralise os processos de privatizações em curso na estatal. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (28) em reunião virtual da equipe de Lula e o presidente da empesa, Caio Paes de Andrade.

“Temos vários processos de desinvestimento que a gestão atual da Petrobras está levando a cabo. Vamos destacar alguns que acreditamos deveriam ser suspensos, mas a administração atual da estatal é quem vai tomar a decisão que ela achar pertinente a respeito de casa caso”, disse o senador Jean Paul Prates (PT-RN) após o encontro.

Antes da reunião, o senador já havia cobrado a suspensão da venda da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), proprietária do gasoduto em território brasileiro.

Leia mais: Brasileiros desaprovam privatização da Petrobras

Os representantes dos trabalhadores na equipe de transição cobram a suspensão da venda de três refinarias: Repar, no Paraná; Refap, no Rio Grande do Sul; e Abreu e Lima, em Pernambuco.

Além disso, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos seguem na luta para reverter a venda da Rlam, na Bahia; da Reman, no Amazonas; da SIX, no Paraná; da Refinaria Clara Camarão, no Rio Grande do Norte; e da Lubnor, no Ceará.

A FUP comemorou neste mês o encerramento do processo de privatização da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, após ter recebido propostas consideradas aquém da sua avaliação econômico-financeira.

“Apesar dos desafios existentes por conta do governo Bolsonaro, estamos otimistas para revertermos as privatizações e para retomar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Reunião presencial

No final do encontro, ficou acertada uma reunião presencial na sede da Petrobras. A previsão é de que ela ocorra no começo de dezembro.

Além do presidente da Petrobras e o senador, que é coordenador do Subgrupo de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, participaram da reunião o coordenador do grupo de Minas e Energia Maurício Tolmasquim e os integrantes da equipe William Nozaki, Magda Chambriard e Deyvid Bacelar.

Também estiveram presentes os seguintes representantes da estatal:  o diretor executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves; o diretor executivo de Governança e Conformidade, Salvador Dahan; e advogada geral Taísa Maciel.

Autor