Contag apresenta situação do campo ao vice-presidente eleito

O encontro entre dirigentes da Contag e o vice-presidente eleito ocorreu na tarde desta quinta-feira. Na ocasião, foi entregue um relatório com diagnóstico da área.

Diretores da Contag tiveram reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Presidente eleito Lula, cumprimentou os presentes. Foto: Verônica Tozzi

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, recebeu a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) na tarde desta quinta-feira (1°/12) na sede do CCBB, em Brasília. O encontro teve por objetivo estabelecer uma aproximação e iniciar o diálogo da entidade com o próximo governo.

Ao Portal Vermelho, o presidente da Contag, Aristides Santos, avaliou que a reunião foi bastante positiva. “Para a Contag é importante construir essa relação. Apresentamos para ele as principais preocupações que temos hoje com os trabalhadores do campo brasileiro e falamos da pauta unificada dos movimentos sociais que representam a agricultura”.

Os dirigentes entregaram um relatório da área ao vice-presidente. Este mesmo documento já havia sido entregue ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Agrário.

O presidente da Contag falou sobre a pretensão do novo governo de criar um novo Ministério da Agricultura Familiar “com estrutura e condições de dar conta das políticas do campo”. Ele sugeriu trazer para a composição da pasta, não só o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que já fez parte do Ministério, mas outras instituições que poderiam estar atreladas à pasta, citando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), entre outras.

A direção da Contag apresentou ainda, informações sobre as duas grandes mobilizações que estão organizando e que irão ocorrer em breve, o Festival Nacional da Juventude do Campo e a tradicional Marcha das Margaridas – que reúne mulheres do campo e da floresta de todo o país.

Na avaliação do dirigente, o vice-presidente foi receptivo. “Percebemos por parte do vice-presidente total interesse em construir essa relação com a Contag e fazer essa interlocução. E da parte dele, nós recebemos uma afeição, conhecimento e uma prática que ele já teve como governador de São Paulo, em relação a agricultura familiar”, ressaltou Aristides.

Durante a reunião, o presidente eleito, Lula acabou entrando na sala para cumprimentar os diretores da Contag.

Da esquerda para a direita: Alair Luiz dos Santos, secretário de Política Agrária; Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola; Aristides Santos, presidente da CONTAG com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin; Thaisa Daiane, secretária geral; Alberto Broch, vice-presidente; e Mônica Bufon, secretária de Jovens. Foto: Verônica Tozzi
Autor