“Filme sobre Lula está quase pronto”, afirma cineasta Oliver Stone

Documentário sobre presidente eleito tenta mostrar envolvimento dos EUA no impeachment de Dilma Rousseff. Lançamento está previsto para 2023.

O cineasta norte-americano, Oliver Stone | Foto: Yara Nardi/Archive Reuters

O cineasta norte-americano Oliver Stone, que há três anos prepara um documentário sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou ao UOL, durante evento “Red Sea International Film Festival”, na Arábia Saudita, que filme sobre presidente eleito está pronto e deve ser lançado em breve.

“Filmamos quando ele foi solto, na Argentina, no México. Filmamos o processo da eleição também, o dia da vitória, que foi o último dia de filmagem. Acho que para o público internacional vai ser interessante, é um retrato impressionista de Lula”, disse Stone.

O diretor, conhecido por produzir filmes sobre figuras políticas de grande expressão, pretendia que a produção dialogasse com o público internacional. “Eu vi ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa. É um filme muito bom, gostei muito. Mas é um filme brasileiro e tem detalhes sobre os quais os públicos americano ou europeu talvez não estejam interessados. Então, meu documentário é um pouco mais amplo e menos detalhado”, disse.

Na obra, o cineasta diz que tenta mostrar o envolvimento dos Estados Unidos no impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2016 e na prisão de Lula, em 2018. “A gente vai até aí, mas não nos aprofundamos muito sobre onde o Departamento de Estado [americano] se intersecciona com Sergio Moro e a direita brasileira. Mas essa foi uma história suja. Mais uma das centenas de crimes que os Estados Unidos cometeram na América do Sul”.

A produção, que conta a vida toda de Lula, tem 90 minutos e deve ser lançado no início de 2023.

Sobre Oliver Stone

Oliver Stone, tem 76 anos e é considerado um dos principais cineastas do mundo. Ele é conhecido por ter em sua cinegrafia obras dedicadas sobre importantes figuras políticas dos EUA e da América Latina.

Entre suas produções estão os longas sobre John Kennedy, com “JFK — A Pergunta Que Não Quer Calar”, de 1991, e “Nixon”, em 1995. Em 2003, ele gravou “Comandante”, resultado de uma viagem de três dias de Stone a Cuba para conversas com Fidel Castro.

Em 2008 rodou “W.”, sobre George W. Bush e seu empenho republicano em levar o país à Guerra do Iraque Em 2009 ele também produziu “Ao Sul da Fronteira”, um importante documentário sobre o cenário político da América Latina.

O documentário “Mi amigo Hugo”, sobre Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela e responsável por iniciar a chamada “Revolução Bolivariana” na América Latina no final dos anos 1990, foi produzido por Stone em 2014.

Em 2017, ele gravou “The Putin Interviews”, um extenso documentário sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A obra está dividida em quatro partes disponíveis no YouTube.    

__

com informações de agências

Autor