Moraes intima ministro do TCU após vazamento de áudios golpistas 

Intimação a Augusto Nardes compõe inquérito dos atos antidemocrático e trata de áudio no qual ele insinuava que um golpe estaria sendo preparado para impedir posse de Lula

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes foi intimado, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a depor no âmbito das investigações sobre os atos antidemocráticos. A motivação foi o áudio revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, em novembro, no qual Nardes sugere que as Forças Armadas estariam preparando um golpe para impedir que Lula seja empossado. 

A empresários do agronegócio, o ministro do TCU dizia: “é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso” para que ocorra um “desenlace bastante forte na Nação, [de consequências] imprevisíveis, imprevisíveis”. 

Leia também: Ministro do TCU terá que se explicar ao Congresso

Além disso, na mensagem de voz, Nardes afirmou que teria falado com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que este estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve.

O ministro do TCU pediu licença médica no dia 21 de novembro — renovada nesta quinta-feira (8) —, logo após o vazamento do áudio. Quando da divulgação, Nardes emitiu nota na qual tentava minimizar o ocorrido, dizendo que lamentava “profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”. 

(PL)

Autor