Haddad anuncia Galípolo como secretário-executivo

Economista de 39 anos já vinha acompanhando Haddad em agendas com nomes do empresariado e do setor financeiro.

A equipe econômica do governo Lula conheceu seu “número 2”. Nesta terça-feira (13), ao deixar o Banco Central, o futuro ministro Fernando Haddad (PT) informou que o economista Gabriel Galípolo, de 39 anos, será o secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

Ele já vinha acompanhando Haddad em agendas com nomes do empresariado e do setor financeiro, bem como em reuniões – como a desta terça – com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Nesse encontro, por sinal, Haddad pediu a Guedes que marque uma reunião entre Galípolo e o atual secretário-executivo, Marcelo Guaranys.

Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP, Galípolo foi professor na própria PUC e também na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). Na gestão de José Serra como governador de São Paulo (2007-2010), foi assessor econômico da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento.

Especialista em parceria público-privada, foi também presidente do Banco Fator. Atualmente, é sócio na Galípolo Consultoria, conselheiro da Fiesp e pesquisador sênior do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

Autor