Transição: entidades estudantis levam “10 prioridades” a Alckmin

Além de Tiago Morbach, da UJS, participaram da reunião Vinicius Soares, da ANPG; Bruna Brelaz, da UNE; e Jade Beatriz, da Ubes.

Os presidentes da UJS (União da Juventude Socialista) e das principais entidades estudantis nacionais entregaram ao vice-presidente eleito e coordenador da transição de governos, Geraldo Alckmin (PSB), um documento com propostas para a Educação e para a Ciência&Tecnologia. O encontro ocorreu em Brasília na manhã desta terça-feira (13).

Além de Tiago Morbach, da UJS, participaram da reunião Vinicius Soares, da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos); Bruna Brelaz, da UNE (União Nacional dos Estudantes); e Jade Beatriz, da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundarista). Em resposta ao desmonte promovido pela gestão Jair Bolsonaro (PL), o documento propõe “10 Prioridades das Entidades Estudantis para a Educação Brasileira à Equipe de Transição”.

“Foi um diálogo muito positivo e cooperativo”, avaliou Vinicius. “Apresentamos ao vice-presidente as pautas que consideramos prioritárias para que a ciência seja um vértice para a reconstrução nacional, para a retomada do crescimento com distribuição de renda.”

Para a ANPG, um dos pontos mais importantes da pauta das entidades é o reajuste das bolsas de estudo, que perderam 70% do poder de compra nos últimos dez anos. “Precisamos do reajuste nas bolsas já e também de mecanismos permanentes de recomposição, além de direitos básicos, como trabalhistas e previdenciários, que são condizentes com a condição de estudante-trabalhador do pós-graduando. Afinal, não há ciência sem pesquisador”, agregou.

Estas são as “10 prioridades” listadas pelas entidades estudantis:

1- Revogação imediata do teto de gastos

2- Recomposição orçamentária imediata das Ifes e retomada do orçamento do conhecimento para os patamares de 2014

3- Reajuste imediato das bolsas de estudos da pós-graduação e iniciação científica e iniciação à docência da graduação e ensino médio/técnico

4- Reajuste da merenda escolar

5- Garantia de orçamento para o Pnaes e sua consolidação como política de Estado, com ampliação

6- Recomposição do orçamento do Inep

7- Recomposição e garantia de implementação do novo Fundeb com base nas metas do PNE

8- Recomposição orçamentária do transporte escolar, infraestrutura e da educação básica

9 – Recomposição orçamentária da Capes e retorno do Programa Nacional de Pós-Doutorado neste ano orçamentário

10- Revogação (de decretos) na Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação

Autor