Lula e futuro Ministro da Defesa se reúnem com militares em Brasília

A reunião serviu para o presidente Lula conhecer melhor os indicados pelo futuro ministro da Defesa ao alto comando das Forças Armadas.

Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o futuro Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, se reuniram na tarde desta sexta-feira (16), em Brasília, para uma conversa com os indicados ao alto comando das Forças Armadas do seu futuro governo. Na ocasião, Lula solicitou aos militares que produzissem um diagnóstico e previsão de investimentos em cada área.

É costumaz, após eleição presidencial, se trocar o comando das Forças Armadas. O futuro Ministro da Defesa, em entrevista à jornalistas, já havia adiantado que essa reunião ocorreria e que adotou o critério de tempo da ativa para indicar os postos do alto comando.

Leia também:

Posse de Lula já tem roteiro: haverá três atos e um grande festival

Segundo o G1, participaram do encontro: o general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção: cotado para comandar o Exército; almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha, cotado para comandar a Marinha; tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, cotado para comandar a Força Aérea; almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do Estado-Maior da Marinha, cotado para ser o comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

A pedido do presidente Lula, os militares farão um diagnóstico da situação das Forças Armadas e apontarão quais as necessidades de investimento. O documento deve ser entregue em 30 a 40 dias.

Ao jornal O Globo, o futuro ministro da Defesa informou que a reunião foi muito boa e que todos saíram satisfeitos. “O clima foi de um presidente da República que está conhecendo seus futuros chefes das Forças Armadas. Foi ótimo, falou sobre o que ele espera das Forças Armadas. Foi muito bom o encontro, saíram todos muito satisfeitos”.

Segundo Múcio, sua prioridade agora é organizar que a troca do comando militar ocorra em janeiro, conforme tradição.

Autor