Procuradoria eleitoral desaprova contas de Tarcísio

O pedido encaminhado para o TRE-SP indica que as contas sejam rejeitadas por diversas irregularidades com doações e gastos de campanha.

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve a reprovação de contas de campanha recomendada pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo. No pedido enviado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a Procuradoria indica a desaprovação das contas e uma multa de R$ 20,1 milhões, como trouxe o portal UOL.

A Procuradoria Regional Eleitoral, por meio do procurador Regional Eleitoral Substituto Paulo Taubemblatt, segue o parecer técnico da Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-SP.

No parecer são apontadas falhas na prestação de valores que alcançam R$35,8 milhões.

Entre as indicações consta que a empresa Beacon, a maior prestadora de serviços para a campanha, teria recebido 24,3 milhões, o que corresponde a 65% das despesas totais de campanha de Tarcísio, ex-ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro (PL). Os questionamentos são quanto a falta de contratos pelos serviços com outras agências prestadoras de serviço.

Além disso, foram encontradas irregularidades em gastos eleitorais pagos com recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, assim como foram observados recursos de origem não identificada. Também foi observado que foram recebidas doações de pessoas físicas ligadas ao serviço público, o que é irregular de acordo com legislação eleitoral.

A diplomação de Tarcísio de Freitas como governador de São Paulo ocorre na próxima segunda-feira (19). A equipe do governador eleito informou ao UOL que documentos e notas fiscais sobre o parecer foram enviadas ao relator do processo.

Autor