Lula deve anunciar nome de futuros ministros até o fim desta semana

Os mais de 30 chefes das pastas ministeriais devem ser conhecidos até o fim desta semana. Lula deverá fazer o primeiro anúncio ainda nesta quinta (22).

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar os nomes dos novos ministros e ministras que farão parte do seu governo, após sua posse em 1º de janeiro de 2023, nesta quinta-feira (22), em coletiva de imprensa no CCBB, em Brasília. É o que informam integrantes do Conselho Político do gabinete de transição – que reúne dos 14 partidos políticos – que estiveram reunidos nesta terça-feira (20).

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, confirmou a informação ao Portal Vermelho, logo após o encontro. Segundo ela, essa foi a última reunião do grupo neste processo de transição, mas que discutiram a possibilidade de dar continuidade ao trabalho deste conselho durante o governo. Ela contou também que será apresentado o relatório do grupo de transição ao presidente eleito nesta quinta-feira e que neste mesmo dia, devem ocorrer os anúncios dos indicados aos ministérios.

Na mesma linha, o futuro ministro da Casa Civil, atual governador da Bahia, Rui Costa, havia dito à imprensa, que o anúncio dos 37 ministros escolhidos para o próximo governo seria anunciado por Lula até o final desta semana.

Já a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que participou da reunião do conselho político da transição, explicou à imprensa que os nomes não foram anunciados até agora pela amplitude de partidos que o governo precisa abarcar. “É um governo amplo, com 14 partidos. É uma engenharia que não é muito simples. A definição de um ministério passa por muito debate e conversando com muitos fatores”, disse ela.

A quantidade de ministérios do governo Lula havia sido anunciada, no último sábado, por Rui Costa. Segundo ele, o aumento das pastas não terá impacto financeiro, já que a estrutura está pronta.

Leia também: Governo Lula terá 37 ministérios, sem criação de novos cargos

“Apesar de muitos não acreditarem, conseguimos fazer sem a criação de cargos. Foi um esforço grande, a partir do remanejamento das estruturas existentes, e significa uma diminuição dos cargos do governo Lula em 2010”, explicou.

Costa disse ainda que o organograma de todos os ministérios já está pronto, além das estruturas e cargos. De acordo com ele, no dia 2 de janeiro, todos já irão iniciar os seus trabalhos. “Todo mundo saberá onde vai sentar, onde vai ficar, tem gabinete para todo mundo”, completou.

Até o momento, cinco nomes foram divulgados, como o de Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda; Flávio Dino para o Ministério da Justiça; José Múcio Monteiro para o Ministério da Defesa, Rui Costa para a Casa Civil; e Mauro Vieira para Relações Exteriores, anunciados na semana passada.

Já no final da semana, dois outros nomes foram conhecidos, a cantora Margareth Menezes confirmou que aceitou o convite para o Ministério da Cultura. O nome do senador eleito, Camilo Santana para o Ministério da Educação foi decido em reunião ocorrida na noite desta segunda-feira (19), em Brasília.

Lula também já havia anunciado, em evento de encerramento dos grupos de trabalho, o nome do ex-ministro Aloizio Mercadante para chefiar o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). 

O presidente eleito reiterou, em diversas ocasiões, que a diversidade brasileira estaria representada em sua base ministerial e que será cumprida ao decorrer dos anúncios.

Autor