Futura ministra do MCTI se reúne com representantes de universidades federais

Participaram da reunião representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, além de reitoras e ex-reitoras

Luciana com reitores

A futura ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, teve um encontro na quarta-feira (28), na sede do governo de transição, em Brasília, com um grupo de representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), além de reitoras e ex-reitoras de universidades federais.

O grupo, formado predominantemente por mulheres, incluindo primeiras representantes femininas em cargos de reitoria de suas instituições, apresentou um documento à ministra contendo uma avaliação do atual cenário da ciência, tecnologia e inovações no Brasil, bem como um conjunto de propostas para contribuir com políticas públicas para o setor.

“Viemos aqui para mostrar que a academia está à disposição do MCTI para a execução de um trabalho conjunto em favor do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no Brasil. A integração das universidades com o ministério possibilitará o avanço de inúmeros projetos em diferentes áreas de pesquisa ”, afirmou a reitora da Universidade de Brasília (UnB), professora Márcia Abrahão Moura.

Também entraram em pauta questões como recursos orçamentários para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCTI; a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; o papel das universidades na produção de conhecimento no país; a participação de mulheres e meninas na ciência; a popularização e divulgação científica e a evasão de cientistas brasileiros para o exterior.

“É essencial que busquemos, cada vez mais, tornar ciência e tecnologia pautas populares, próximas do povo, principalmente, das meninas e das mulheres. Há muito o que ser feito, e o resultado será alcançado com trabalho conjunto entre os ministérios, as universidades, os centros de pesquisa, museus e demais instituições. O desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil é uma questão de soberania nacional”, pontuou a futura ministra do MCTI, Luciana Santos.

Outro tema de destaque na reunião foi o papel das universidades públicas no combate à pandemia da covid-19, com o desenvolvimento de vacinas 100% nacionais, como a Spin-Tec MCTI, financiada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, e a elaboração de testes, tecnologia para ventiladores pulmonares e insumos como máscaras de proteção.

Participaram também da reunião a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif, a ex-reitora da Universidade Federal do Estado de São Paulo, Soraya Smaili, e a pró-reitora de extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amância.

Autor