Suprema Corte do México tem primeira mulher como presidente

Norma Piña foi eleita como presidente da Corte mexicana com mandato até final de 2026.

Foto: Suprema Corte de Justicia de la Nación

O México terá a primeira mulher na história no comando da Suprema Corte: Norma Lucía Piña Hernández. A nova presidente tem 63 anos e é especialista em Direito Constitucional.

Ela substitui Arturo Zaldívar e terá um mandato até 2026. A eleição foi vencida por 6 votos conta 5 dados a Alfredo Gutiérrez Ortiz Mena na terceira rodada de votação.

Norma Piña foi alçada ao cargo após uma polêmica enfrentada por outra concorrente, a ministra Yasmín Esquivel, que foi acusada de ter plagiado o trabalho de conclusão de curso na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), nos anos 80. A juíza Esquivel é associada ao presidente Andrés Manuel López Obrador, que a indicou para o cargo e a apoiou para a eleição em que foi derrotada.

Confira trecho do discurso de posse de Pinã:

“Por decisão de meus colegas e colegas, assumo a máxima responsabilidade a que posso aspirar como mexicana, advogada, jurista, membro do Poder Judiciário Federal. Assumo consciente de sua complexidade e, em vista disso, ainda que pareça magia e ilusionismo, o que ofereço é uma representação baseada nas ferramentas que me guiaram no que sou, no que somos como juízas e juízes: estudo, reflexão, ação, autocrítica, honestidade, empatia. Assim, com o que sabemos e somos, dando passos firmes, caminhando juntos, tenho a convicção de que saberemos aproveitar a oportunidade que representa qualquer desafio em benefício do Poder Judiciário da Federação, em benefício de nossos país, em benefício do México.

Autor