ONU prevê redução da expansão econômica mundial para 2023

Neste cenário o Brasil teve redução da expectativa de crescimento para apenas 0,9%.

istock

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou em seu informe sobre a economia uma previsão pessimista sobre o crescimento mundial e brasileiro. De acordo com os cálculos feitos o mundo crescerá, em 2023, a uma taxa de 1,9% e o Brasil abaixo disso, com 0,9%.

As previsões anteriores apontavam um crescimento de 3,1% em todo o mundo e de 2,2% para o Brasil.

A redução de crescimento pode ligar o alerta do governo Lula, que em seu primeiro ano deve atuar para recuperar a economia. As previsões para 2024 são mais otimistas: 2,7% mundo e 2% Brasil.

Ainda para 2023, outros números de crescimento são: Índia (6%); China (4,8%); EUA (0,4%); UE (0,2%).

Como aponta o colunista do UOL, Jamil Chade, que destaca trechos do informe da ONU, o crescimento do PIB brasileiro é pressionado pela inflação, alta dos juros, pelo baixo crescimento das exportações e falta de consolidação fiscal, o que forma um cenário que impede a expansão.

Para a América Latina as maiores economias, Brasil, México e Argentina, serão alvo dessa desaceleração, segundo a ONU, e tem como desafios a superação do cenário pós-pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e enfrentar as difíceis condições financeiras que abrangem o mundo inteiro.

Os indicadores de pobreza, aponta a ONU, estão estagnados na última década e a queda de crescimento dos EUA, China e União Europeia, grandes compradores mundiais, faz com que as exportações dos países da América Latina fiquem reduzidas, impedindo o incremento financeiros para ampliar o desenvolvimento social e os investimentos.

Autor