Por unanimidade, Jean Paul Prates é eleito presidente da Petrobras

O ex-senador pelo PT do Rio Grande do Norte já havia sido indicado pelo presidente Lula em dezembro passado

Lula e Jean Paul Prates, indicado para ser o novo presidente da Petrobras | Foto: Ricardo Stuckert

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (26) o nome de Jean Paul Prates para presidir a estatal. O ex-senador pelo PT do Rio Grande do Norte já havia sido indicado pelo presidente Lula em dezembro passado.

Com mais de 25 anos de experiência na área, ex-senador quer fortalecer petrolífera e, também, buscar transição energética para fontes renováveis

Ele foi eleito para o cargo por unanimidade. No mesmo dia, a renúncia do ex-senador, cujo mandato terminaria daqui a cinco dias, foi oficializada.

De acordo com as regras da empresa, Prates será presidente interino até o seu nome ser confirmado pela Assembleia de Acionista, prevista para ocorrer em abril.

Leia mais: Conselho deve acelerar aprovação de Jean Paul para presidir Petrobras

Agora, a expectativa é que ele comande o processo de alteração da composição do Conselho de Administração – formada por cinco representantes do governo, quatro dos acionistas minoritários e um dos funcionários – e as mudanças no plano de negócios e estratégias e a revisão da políticas da estatal.

Jean Paul já descartou a interferência direta no setor, mas defende a adoção de estoques reguladores e a substituição do modelo de Preço de Paridade Internacional (PPI) nos combustíveis por uma conta de compensação que use valor de referência para amortecer o impacto dos reajustes, hoje vinculados ao preço do petróleo no exterior.

“Também quer ver a Petrobras investindo no aumento da capacidade de refino, na ampliação de plantas e na produção de energias renováveis, com especial atuação no setor de hidrogênio verde e biocombustíveis e no de energia eólica offshore (em alto-mar)”, diz nota do PT no Senado.

Repercussão

A eleição do ex-senador ocorreu após um reajuste no preço da gasolina. “Notícia é de que foi pressão dos acionistas. Nosso compromisso é por fim à dolarização e à política de venda dos ativos. Riquezas da estatal deverão ser partilhadas com o povo brasileiro, que é o seu dono”, disse a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.

“A aprovação de Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras representa o início de uma nova era em direção ao crescimento e à retomada do papel da empresa como indutora do desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.

Com informações do PT no Senado

Autor