Presidente do BC terá de se explicar no Congresso pela alta taxa de juros

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) diz que a política monetária pode definir se o Brasil vai se industrializar, gerar emprego e receber investimentos

O novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia de transmissão de cargo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, terá que dar explicações no Congresso sobre a alta taxa de juros de 13,75%, um percentual duramente criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Convocações estão sendo feitas tanto na Câmara quanto no Senado. Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o diálogo é necessário a fim de que o Congresso possa ter a possibilidade de mudar a política monetária do Brasil.

“Nós chamaremos aqui o presidente do Banco Central para que ele se explique, para que ele explique o que faz do Banco Central”, disse a parlamentar.

Ela considerou “corretíssima” a reação do presidente Lula em relação aos juros. “A política monetária pode definir se nós vamos industrializar ou não o Brasil. Vai definir se nós vamos ou não gerar emprego; pode definir se haverá ou não investimento neste país”, considerou.

Leia mais: Autonomia do Banco Central está a serviço do rentismo, diz Jandira

A deputada diz que o parlamento precisa “assinar embaixo” a favor da crítica correta de Lula. “Ele é o presidente eleito, vai responder pela política macroeconômica e econômica deste país, e ele será julgado por isso”, lembrou.

“Então, é muito correta a sua posição de fazer a crítica à política monetária, aos juros elevados deste país, porque não há nenhuma justificativa e nem demanda para se manter esses juros altos”, defendeu.

Deputada Jandira Feghali (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

“O rentismo esperneia para manter taxas de juros imorais. O presidente Lula tem a responsabilidade histórica de implementar uma política econômica que impulsione o país, assegure emprego e renda, debele a fome, melhore efetivamente as condições de vida do nosso povo”, considerou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz que o Brasil tem uma taxa de juros 13,75% e inflação 6,47%, enquanto o segundo colocado, Turqui, com juros de 9% tem inflação de 84,39%. “E a turma do mercado não quer debater o tema?”, questionou.

“Só pra vocês terem ideia de como é importante debater os juros. Pra cada aumento de um ponto percentual na Selic, a dívida líquida do setor público cresceu R$ 38 bilhões, quase 3x do custo do maior programa de transferência de renda, que atende 21,9 mi de famílias a R$ 13,38 bi”, escreveu no Twitter a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.

Autor