PF cumpre 8 mandados de prisão em 5 estados contra golpistas dos atos de 8/1

Ao todo, são oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a sexta fase da Operação Lesa Pátria para cumprir oito mandados de prisão contra golpistas que invadiram e depredaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes no domingo 8 de janeiro.

Ao todo, são oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os alvos de busca e apreensão está o sergipano de Itabaiana Luciano dos Santos, o Popó Bolsonaro, que está preso em Brasília.

Leia mais: PF prende coronel da PM responsável em coibir ataques golpistas de 8 de janeiro

Em nota, a PF diz que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, diz a PF.

“Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br”, completou em seguida.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) comemorou a ação policial: “A Polícia Federal está nas ruas cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão contra golpistas, em mais uma fase da Operação Lesa-Pátria. Os criminosos subestimaram a força da democracia brasileira e agora estão pagando a prestações. Instituições funcionando!”.

Autor