Luciana Santos participa de articulação do governo pelo Mês da Mulher

Encontro no Palácio do Planalto reuniu ministras, presidentes de bancos públicos e a primeira-dama em defesa de políticas públicas de igualdade de gênero.

Foto: Luara Baggi

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta quarta-feira (1º), no Palácio do Planalto, da cerimônia de abertura do Mês Internacional das Mulheres. O evento reuniu ministras de Estado, as presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica e a primeira-dama Janja Lula da Silva. A articulação trata da importância de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e o respeito a todas as mulheres como valor inegociável.

Em sua fala, a ministra Luciana Santos destacou a transversalidade das políticas voltadas para as mulheres. “Só há dois caminhos para superar a desigualdade de gênero. O primeiro é com a elevação do nível de consciência da opressão e o segundo, com a vontade política de Estado. E aqui não falta vontade”, afirmou a ministra. “Na ciência, o desafio é garantir o acesso, a ascensão, a permanência e a valorização do papel das mulheres”, completou.

Leia também: Os desafios de ser mulher

Já a primeira-dama, Janja, enfatizou o combate à violência de gênero. “Vou, com todas as minhas forças, trabalhar com os ministérios e a sociedade civil esse tema. Queremos chegar ao índice zero de feminicídio e talvez seja essa uma obsessão, assim como o combate à fome, do presidente Lula”, pontuou.

Segundo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, as principais medidas alusivas ao Mês de Março serão anunciadas no dia 8. “Iniciamos esse mês com este evento para dizer que traçamos caminhos para que possamos ser muito mais mulheres em espaços de poder”, disse. “Esse governo vai construir um país para e com as mulheres e estamos aqui para garantir isso”, acrescentou.