Índice de Confiança Empresarial cresce em fevereiro, aponta FGV

Após sucessivas quedas, a confiança do empresário volta a subir no índice que congrega comércio, indústria, serviços e construção

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O início de 2023 tem apresentado novas perspectivas que tem animado o empresariado. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança Empresarial (ICE) teve alta de 0,6 ponto em fevereiro, alcançou 89,2 pontos e reverteu um cenário de quatro quedas seguidas.

O ICE tem como cálculo a credibilidade medida no comércio, indústria, serviços e construção, sendo que a escada vai de 0 a 200 pontos.

O setor que alavancou o crescimento do índice foi o de comércio que subiu três pontos e chegou a 85,8. Mesmo assim ainda continua atrás dos outros: construção com 94,4 pontos (alta de 0,8); indústria com 92 pontos (recuo de 1,1 ponto); e serviços com 89,2 pontos (recuo de 0,4).

Quanto ao futuro, a confiança do empresariado medida pelo Índice de Expectativas cresceu 1,9 ponto e chegou a 87,9 pontos. Enquanto isso, o Índice da Situação Atual caiu um ponto e chegou a 89,9 pontos, menor nível desde fevereiro de 2022.

*Informações Agência Brasil

Autor