RS tem segundo maior resgate de trabalho análogo ao escravo de sua história 

Em Uruguaiana, 82 trabalhadores, dos quais 11 adolescentes, foram resgatados na colheita de arroz, em condições degradantes de trabalho

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Um novo caso de trabalho análogo ao escravo no Rio Grande do Sul — o segundo maior já registrado no estado, com 82 pessoas exploradas — foi descoberto, desta vez em lavouras de arroz no interior do município de Uruguaiana. Onze dos trabalhadores eram adolescentes entre 14 e 17 anos. 

A operação de resgate, realizada na sexta-feira (10), envolveu o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Federal, que agora buscam identificar os empregadores. 

As condições degradantes às quais eles eram submetidos chamaram atenção dos próprios funcionários dos órgãos fiscalizadores. Foi constatado que os resgatados muitas vezes tinham de comer alimentos azedos, não havia fornecimento de água e para chegar aos locais de colheita, eles eram obrigados a fazer longas caminhadas, de cerca de 50 minutos, sob sol forte. 

Leia também: Quem contrata trabalho análogo ao escravo deveria ser proibido de empreender

Além disso, eles faziam o corte manual do arroz e aplicavam agrotóxicos com instrumentos inapropriados e sem equipamentos de proteção individual. No caso de afastamento por problemas de saúde, o valor da diária era descontado do pagamento. Um dos adolescentes chegou a ferir o pé com um facão e perdeu os movimentos dos dedos.

Cada um recebia apenas R$ 100 por dia e a alimentação e as ferramentas usadas eram por conta dos próprios trabalhadores, oriundos de cidades da própria região, como Itaqui, São Borja, Alegrete e Uruguaiana. Os trabalhadores foram contratados por um agenciador — que acabou sendo detido e solto após pagar fiança — e estavam nas estâncias Santa Adelaide e São Joaquim. 

‘’As pessoas estão sendo obrigadas a vender sua dignidade como trabalhador em troca de um valor para a sua subsistência. Elas deveriam vender sua força de trabalho por condições dignas, o que não acontecia”, disse, ao G1, o auditor-fiscal do trabalho Vitor Siqueira Ferreira.

”Era um trabalho penoso, ficavam no sol, sem alimentação, sem água potável, muitas vezes tinham que andar mais de 50 minutos, muitos andavam descalços”, disse ao site o procurador do trabalho Hermano Martins Domingues.

Leia também: Juristas querem expropriação de terras de empresas com trabalho escravo

Segundo informado pelo MPT, o órgão e a Defensoria Pública da União (DPU) negociaram o pagamento de três parcelas de seguro-desemprego, de verbas rescisórias, além do devido registro em carteira de trabalho de todos. Além disso, o MPT vai pleitear pagamentos de indenizações por danos morais individuais e coletivos

Inicialmente, foi divulgado que 56 pessoas foram resgatadas, o que colocaria a operação como a terceira maior da história do RS. Depois, os números foram atualizados para 82, de maneira que esta passou a ser a segunda maior. A primeira foi o resgate, realizado no dia 22 de fevereiro, de 207 trabalhadores em Bento Gonçalves, explorados por três grandes vinícolas — Aurora, Garibaldi e Salton. 

Segundo o MPT, “em todo o Rio Grande do Sul, já são até agora 291 resgatados em 2023, número que se aproxima do dobro dos 156 resgatados no ano passado – e que por sua vez já havia representado um triste recorde”.