Petrobras permanece na Bahia e no Rio Grande do Norte

Presidente da estatal, Jean Paul Prates, visitou os estados e fez anúncios para a retomada dos investimentos no Nordeste

Visita à Torre Pituba, um dos edifícios administrativos da Petrobras. Foto: Twitter Jean Paul Prates

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, tem novos planos para a Petrobras no Nordeste. Além de suspender privatizações, barrou a saída da empresa da Bahia e do Rio Grande no Norte.

Em reunião com a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, ficou acordado a possibilidade de criação de uma diretoria de energias renováveis sediada no estado, como informa o site Brasil de Fato.

A escolha se deve ao fato do estado ser o maior gerador de energia eólica do país. Prates chegou a dizer que o Rio Grande do Norte já fez a “transição energética” e que é “autossuficiente em energia renovável”.

Apesar disso há planos para que a Petrobras explore petróleo entre os estados do Rio Grande do Norte e Amapá, com estimativa de perfuração de 16 poços e investimentos de R$ 10 bilhões nos próximos cinco anos.

Conforme lembra o site, no governo de Jair Bolsonaro a estatal se desfez da maior parte dos poços de petróleo no estado.

Bahia

Os planos para a Bahia também se baseiam na retomada dos investimentos, ao contrário da liquidação dos bens públicos promovida por Bolsonaro que ceifaram a Refinaria Landulpho Alves (Rlam) e o Terminal Madre de Deus (Temadre).

Com a nova gestão encabeçada por Prates, a unidade Torre Pituba teve o anúncio de reabertura. Na cidade de Salvador, na segunda-feira (13), Prates também anunciou investimentos para a exploração de poços terrestres do Polo Bahia Terra, demanda que estava paralisada desde as negociações de venda para a Petrorecôncavo e Eneva.

As negociações de venda estão paradas desde que o governo federal suspendeu todos os processos de privatização em curso na empresa por 90 dias.

*Com informações Brasil de Fato

Autor