Anderson Torres depõe em ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal foi ouvido pelo ministro do TSE Benedito Gonçalves

Anderson Torres. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (16), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, tomou depoimento de Anderson Torres, preso desde janeiro em decorrência do 8 de Janeiro.

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal foi ouvido na investigação que apura se Bolsonaro cometeu crime eleitoral na reunião com embaixadores, em julho de 2022. Na ocasião o ex-presidente atacou o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. Em caso de condenação, Bolsonaro ficará inelegível para disputar as próximas eleições.

A investigação solicitada pelo PDT versa sobre abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, pois a reunião foi transmitida por canais oficiais do governo.

O partido também pediu para que a “minuta do golpe”, encontrada na casa de Torres, fosse incluída na ação.

Dessa forma, o ex-ministro teve que se manifestar sobre as duas situações. O depoimento foi feito por videoconferência e durou aproximadamente uma hora e trinta minutos.

Segundo informações colhidas pela Agência Brasil e UOL, Torres colaborou com o depoimento. No entanto, tentou minimizar o conteúdo da minuta encontrada em sua residência, o que evidencia que procurou se autopreservar e não incriminar Bolsonaro.

Autor