Lula desembarca em Lisboa; confira agenda do presidente na Europa

Brasil assinará 13 acordos com Portugal e quatro com Espanha; viagem à Europa visa reconstruir relação abalada durante governo Bolsonaro

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira Dama, Janja Lula desembarcando em Lisboa na manhã nesta sexta (21) | Foto Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na capital portuguesa na manhã desta sexta-feira (21) para uma visita de Estado a Portugal e Espanha, com o objetivo de fortalecer as relações do Brasil com a Europa e a União Europeia.

Lula foi recepcionado por José Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros do país europeu. Segundo o chefe do executivo, pelo menos 13 acordos deverão ser assinados durante a passagem pelo país. “Teremos uma agenda de governo entre nossos países esse fim de semana, com a previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos”, tuitou o presidente após o desembarque.

Durante sua viagem, Lula participará de fóruns com empresários e encontros com autoridades, além de comparecer à cerimônia de entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, que venceu a 31ª edição do prêmio em 2019.

As agendas do presidente brasileiro em Portugal vão de 22 a 25 de abril, enquanto na Espanha será nos dias 25 e 26 de abril.

Para o Itamaraty, a península ibérica é uma porta de entrada importante para o Brasil na Europa, devido aos laços históricos, culturais, políticos e psicológicos que unem os países. A secretária da Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, enfatizou a importância de Portugal e Espanha como parceiros comerciais do Brasil, com a Espanha sendo o segundo maior investidor no país, atrás apenas dos Estados Unidos.

“A decisão de visitá-los nos primeiros meses de governo traduz a prioridade atribuída aos países ibéricos tanto pelo relacionamento bilateral quanto pelo papel que desempenham no marco da União Europeia”, disse à Agência Brasil.

Essa é a primeira viagem oficial de um chefe de Estado brasileiro a Portugal desde que Jair Bolsonaro, que nunca esteve no país, assumiu a Presidência da República em 2018. Também será a primeira viagem de Lula à Europa em seu terceiro mandato, depois de ter passado por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.

A primeira agenda oficial do presidente acontece na manhã deste sábado (22). Lula será recebido com honras militares pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. No início da tarde, haverá um almoço e um encontro restrito com o primeiro-ministro português, António Costa.

Programação

Ainda no sábado, o presidente Lula participa da reunião plenária da 13ª Cimeira Brasil-Portugal. A cúpula bilateral está sendo retomada pelo governo. Previsto para ser realizado anualmente, o evento não ocorre desde novembro de 2016. A preparação para o encontro começou no fim do ano passado, após as eleições presidenciais.

Na Cimeira, autoridades dos dois países assinarão acordos bilaterais em diversas áreas. Serão pelo menos 13 documentos, incluindo cooperação entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para produção audiovisual, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios de Portugal e para equivalência de estudos nos níveis fundamental e médio, entre outros.

Na segunda-feira (24), o presidente e sua comitiva irão para a cidade de Matosinhos, na região do Porto, para participar da abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil, evento organizado pela Apex-Brasil e a agência portuguesa Aicep, juntamente com o primeiro-ministro português António Costa.

À tarde, após viagem de volta a Lisboa, o presidente Lula e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa farão a entrega do prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. O brasileiro foi escolhido para receber a premiação em 2019, mas a assinatura não foi feita pelo governo anterior.

Já na terça-feira (25) pela manhã, Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. Depois disso, a delegação embarca para Madri, capital da Espanha, onde cumpre agenda oficial.

Na comitiva que acompanha o presidente na visita à Portugal estão os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Saúde, Nísia Trindade; da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; e da Cultura, Margareth Menezes; os presidentes da Fiocruz, Mario Moreira; da Embratur; Marcelo Freixo; da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura; e da Apex-Brasil, Jorge Viana.

__
com informações do Governo Federal

Autor