Em Portugal, Lula é recebido por Marcelo Rebelo

Presidente inicia uma série de compromissos oficiais neste sábado (22). Ao lado de Janja, Lula participou de cerimônia de boas-vindas e prestou homenagem a Camões.

Lisboa, Portugal, 21.04.2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares, na Praça do Império, em Lisboa, na manhã deste sábado (22).

Em seguida, o presidente e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, se dirigiram ao Mosteiro dos Jerônimos, um dos cartões postais da cidade, e depositaram flores no túmulo do poeta português Luís de Camões – autor da obra “Os Lusíadas”, morto no século 16.

Lula presta homenagem ao poeta Luís de Camões, no túmulo do português em Lisboa | Foto: Reprodução/TV Brasil

Lula chegou a Portugal nesta sexta-feira (21), onde assina 13 acordos, e depois segue para a Espanha, país com o qual serão assinados outros quatro acordos.

Pelo Twitter, Lula se manifestou sobre a visita a Portugal. “É sempre com grande prazer que me reúno com amigos portugueses. Hoje é especial: minha primeira visita de estado a Portugal neste terceiro mandato. E retribuo a visita que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez ao Brasil na nossa posse”.

Agenda

Estes foram os primeiros compromissos de Lula em Portugal, após sua chegada nesta sexta-feira (21).

Ainda neste sábado, Lula será recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa, por ocasião da XIII Cimeira Luso-Brasileira. A cúpula bilateral está sendo retomada pelo governo após sete anos. Previsto para ser realizado anualmente, o evento não ocorre desde novembro de 2016. A previsão é que a Cimeira seja encerrada às 20 horas, pelo horário local.

No final do dia os dois governos assinam ao menos 13 documentos incluindo a cooperação entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal; entre as agências de cinema dos dois países para produção audiovisual; da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios de Portugal e para equivalência de estudos nos níveis fundamental e médio; além de outro para reconhecer as carteiras de motorista.

Na próxima segunda-feira (24), o Lula tem um encontro com empresários na cidade do Porto. À noite, volta a Lisboa para entregar o Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque.

Leia também: Lula desembarca em Lisboa; confira agenda do presidente na Europa

__
com informações de agências

Autor